Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

População deve ficar alerta para atenção e prevenção de quedas de idosos

O leite materno é o primeiro alimento do ser humano e indispensável à sua formação. Com objetivo de sensibilizar, conscientizar e incentivar gestantes, puérperas, nutrizes e familiares sobre a importância da amamentação, a Prefeitura iniciou o projeto Amamentar Sempre. O lançamento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), localizada no bairro do Comércio.

Promovido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), serão realizadas, durante todo o mês de agosto, atividades de incentivo e apoio ao aleitamento materno. Inicialmente, as ações serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), mas a intenção é que o projeto seja levado para outras unidades. O mês de agosto foi escolhido devido à Semana Mundial do Aleitamento Materno, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), desde 1992.

“Decidimos não ser só uma semana, mas uma atividade que dure o ano todo. Precisamos disseminar a importância do aleitamento materno e a contribuição para o desenvolvimento do ser humano. É um trabalho que, além de técnico, é humano, e que pode ser reverberado em cada comunidade. É imprescindível a sensibilização da população para uso da amamentação como estratégia de segurança alimentar e nutricional”, afirma o coordenador do Cosan, Gabriel Falcetta.

Temas e benefícios – Durante os encontros que acontecerão nos Cras, que deverá envolver 180 profissionais, serão tratados assuntos como a duração e quantidade de mamadas, prejuízos associados ao uso de mamadeiras e chupetas, higienização dos seios, informações nutricionais, conhecimento sobre o comportamento normal do lactente amamentado e alimentação da mãe. Além disso, serão feitos o esclarecimento de alguns mitos e a atividade prática sobre manejo da amamentação como a posição, pega e ordenha manual, dentre outros temas.

O coordenador ainda destaca que o leite materno é o mais completo e que nem outro leite artificialmente produzido consegue substituir esse valor nutricional. “Estudos comprovam que a amamentação reduz em até 13% a mortalidade infantil, dá condições de melhorias de formação imunológica, desenvolvimento cerebral e ainda previne obesidade. A amamentação contribui com a formação de seres humanos mais saudáveis, com uma produtividade maior e uma saúde protegida. E isso reflete também na redução de recursos na área de saúde. A família ganha, a sociedade, a saúde e até o município”, declara.

“Esse projeto é de grande importância, pois poderemos conscientizar e ajudar as famílias para que as crianças possam ter um desenvolvimento mais saudável. Muitas vezes, precisamos apenas da informação e isso pode fazer toda a diferença. Queremos, com a comunicação, ensinar as pessoas a lidarem melhor com seus corpos e com seus filhos”, declarou a secretária da Sempre, Ana Paula Matos.

Programação:

Cras Paripe – Terça-feira (6), às 14h

Cras São Cristóvão – Quarta-feira (7), às 9h

Cras Nova Esperança – Quarta-feira (7), às 13h

Cras Mata Escura – Quinta-feira (8), às 9h

Cras Pau da Lima – Terça-feira (13), às 9h

Cras Ilha de Maré – Quarta-feira (14), às 9h

Cras Brotas – Quinta-feira (22), às 13h

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...