Na manhã deste sábado (14), policiais militares da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 40 aves silvestres que estavam prestes serem a comercializadas da maneira ilegal no Centro de Abastecimento do município de Simões Filho.
Durante intensificação das ações de fiscalização ambiental, os militares, durante diligências na região, visualizaram indivíduos no local que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça ilegal. No decorrer das buscas, um dos suspeitos foi identificado, abordado e preso.
De acordo com o Artigo 29,1º, inciso, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) estabelece que incorre nas mesmas penas de quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, quem vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
Ao todo, 40 pássaros foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem de Inema.
O detido foi direcionado à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.