Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ilha de Boipeba promove em setembro sua primeira Parada LGBTQI+

Já reconhecida como um destino turístico LGBT friendly, a Ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu, no baixo sul baiano, promove no dia 7 de setembro a primeira edição da sua Parada LGBTQI+. A programação é gratuita e faz parte do Festival das Cores, que inicia no dia 5 de setembro com shows de drag queens. O evento é apoiado pela Prefeitura Municipal de Cairu e busca incentivar o potencial da região como uma referência na rota deste perfil de turismo no Brasil.

Com o tema Ilha do Respeito e da Diversidade, o evento contará com atividades culturais como teatro, dança, poesia e performances na sexta-feira (06/09). Além disso, bares e pousadas da vila promoverão bate-papos, oficinas e exibição de filmes. Neste mesmo dia, acontece ainda o Baile da Parada, no Bar das Meninas.

Estão confirmadas no festival a drag soteropolitana Petra Peron — uma das maiores ativistas da causa e diversas vezes vencedora de concursos de Miss — e também Malayka, expoente baiana do estilo de drag monstra. Ambas farão performances no Restaurante Casinha Latina.

No sábado (07/09), feriado de Independência do Brasil, a organização do evento oferece um caruru no Aracajé da Danny para todos os participantes. Em seguida, a programação será finalizada com o desfile da Parada LGBTQI+ pelas ruas de Boipeba com a animação de fanfarras, minitrio e carroças. O percurso segue até a Praça Santo Antônio, onde haverá a apresentação de grupos de música e dança locais.

Idealizadores

De acordo com Gilvan Reis, um dos organizadores, a proposta é convocar a população local e os turistas a celebrarem a diversidade e reivindicarem a garantia de direitos da comunidade LGBTQI+.

“Começamos a perceber no ano passado que Boipeba tinha uma comunidade LGBT vivendo aqui, descobrimos casais que vieram de fora tocar projetos por aqui e temos também uma grande presença de turistas. Nós percebemos a receptividade ao evento porque a ilha sempre conviveu bem com a diferença e, como é um lugar pequeno, a aceitação das pessoas é muito rápida”, afirma ele.

A ideia de criar a Parada surgiu no meio da folia do bloco de carnaval Me Pega Boipeba, idealizado pelo Grupo da Diversidade. O evento é impulsionado ainda pela Parada Gay da Bahia, que acontece em Salvador duas semanas depois, no dia 22 de setembro, e que já é considerada uma das maiores do país.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...