Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Encerrados Jogos Universitários da Bahia

Os Jogos Universitários da Bahia 2019 (JUBA) foram encerrados neste domingo (18). Durante quatro dias de disputas, estiveram reunidos mais de 1.300 mil atletas de 19 cidades, em 14 modalidades, divididas entre esportes coletivos como handebol, vôlei, basquete, basquete 3 x 3 e futsal. O certame contou, ainda, com disputas no karatê, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, JUBA acadêmico e jogos eletrônicos (FIFA e League Of Legend).

As competições foram realizadas no Centro Pan-Americano de Judô – local que também abrigou centenas de atletas do interior –, Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, clube da Adelba, ginásios do Ifba (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e na piscina olímpica da Bonocô.

O JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Secretaria de Educação. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia, entre os dias 21 e 28 de outubro.

Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a edição deste ano entra para a história como uma das mais bem organizadas e avaliadas dos últimos anos. “Ficamos muito felizes pelo sucesso que foi esta competição. Isso é só o começo. Essa etapa foi também importante para a organização dos Jogos Universitários Brasileiros”, disse. O entusiasmo se justifica: os jogos alcançaram milhares de potenciais espectadores por meio das mídias sociais e imprensa baiana.

De acordo com o presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), Simon Vasconcelos, entidade organizadora da competição, o número de inscritos foi fruto da organização e da estrutura montada para os atletas. “Estou muito satisfeito com os resultados. O diálogo com as instituições e o apoio do Governo ajudaram no sucesso do JUBA. O legado que fica é de união, integração e confraternização entre eles”, disse o presidente da Fube.

Competições

Não faltou emoção nos jogos decisivos que aconteceram neste domingo (18). A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi a instituição que mais subiu no pódio nas modalidades coletivas: Medalha de ouro no vôlei feminino e prata no handebol e basquete masculino; handebol e futsal feminino. A Unime conquistou duas medalhas de ouro: futsal masculino e basquete masculino. A Faculdade Social de Salvador (FSBA) conquistou três medalhas de ouro: vôlei e handebol masculino; handebol feminino. A FTC ficou com o ouro no futsal feminino.

Embaixadora dos JUBs

A medalhista de prata da Olimpíada de Londres, Adriana Araújo, será embaixadora dos Jogos Universitários Brasileiros 2019, que ocorrem entre 21 a 28 de outubro na Bahia. Ela foi convidada pelo diretor da Sudesb, Vicente Neto, para que a pugilista possa transmitir suas experiências para os competidores do torneio.

O seu primeiro compromisso será na Caravana do JUBs. Ela vai integrar a comitiva com a equipe técnica da Sudesb e da Fube, com as clinicas esportivas, que vão percorrer durante 20 dias, os municípios de Juazeiro, Bonfim, Ilhéus, Salvador e Lauro de Freitas. As atividades, que acontecem em escolas e espaços públicos, é parte das ações de mobilização dos JUBs, com instalação de arena multipesportiva para a prática de modalidades como judô, basquete 3 x 3, handebol e futsal.

“Para mim é uma felicidade muito grande. O JUBs será um evento muito importante para o estado e para o país, por ser uma competição nacional. Eu me sinto totalmente lisonjeada por ser escolhida entre tantos atletas de representatividade na Bahia. Quero passar um pouco da minha experiência para essa galera. Eu, que tive muitos atletas como inspiração, hoje eu posso ser um exemplo para esses jovens. Com certeza será uma boa troca de experiências”, disse Adriana.

Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários Brasileiros na Bahia serão realizados em espaços esportivos de Salvador e em diversos pontos com a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas modalidades, além de equipamentos no município de Lauro de Freitas.

1566222359Ascom Sudesb Ft. Jo o Ubaldo 3

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27), na Praça Dois de Julho,...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se mostrou preocupado com a faculdade...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...