Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dia do Soldado! Policiais contam suas trajetórias na PM e BM

Se há a possibilidade de uma patente circular entre áreas diferentes como a educação, operações especiais e salva vidas essa é a do soldado. Neste domingo (25/08) é celebrado o dia destes profissionais, quemarca o nascimento de Duque de Caxias –patrono do Exército Brasileiro – que tornou-se conhecido como “pacificador” após sufocar muitas rebeliões contra o Império no Brasil. Por isso Álisson Guimarães e Rubem Martins Santos Filho, da Polícia Militar e Antônio Lucas Burgos, do Corpo de Bombeiros Militar, contam suas trajetórias e particularidades desempenhadas dentro de cada função nas corporações.

Álisson Guimarães Freitas é soldado da Polícia Militar há 11 anos e professor da Base Comunitária de Segurança (BCS) Fazenda Coutos há sete. Ele ministra aulas no projeto Karatê do Saber e contou que o policial que também é instrutor tem uma profissão dupla, que não deixa de ser operacional quando a sociedade precisa. O esporte está na vida de Álisson desde os 13 anos e hoje, com 31, compartilha conhecimentos com crianças e adolescentes.

“Nesta função extra, sinto que consigo me doar mais para os jovens da comunidade e isso me torna mais próximo deles, conquistando uma confiança maior até dos seus pais. Me vejo numa missão direta na construção de cidadão que essa garota está se tornando e fico feliz quando eles conquistam objetivos”, declarou.

Ele ainda revelou que sempre quis ser policial, tendo como referência o pai. “Infelizmente ele faleceu em serviço, mas isso não me desestimulou, me fez ter ainda mais vontade de seguir os passos dele. Hoje tenho orgulho do que tenho me tornado e é gratificante ver o retorno que recebo da sociedade”, finalizou soldado Álisson.

Rubem Martins Santos Filho, 46 anos, é soldado da PM desde 1993 e atua no Batalhão de Operações Especiais há 15 anos. Ele já carrega o nome e segue a missão do pai também e o tem como a maior referência para ser policial. Relatando sobre o curso de formação para o Bope, contou que quando começou, não sabia a grandiosidade que seria, achou que fosse um curso comum.

“Cai meio que de paraquedas, quando me dei conta do que era realmente a formação, já estava no meio. Pensei em desistir em alguns momentos, a família ficou preocupada por causa do treinamento pesado, mas eu quis ir até o fim. Com o apoio dos colegas e instrutores, a caminhada se tornou menos difícil”, disse, acrescentando que hoje todos se orgulham do trabalho que é realizado, principalmente quando ele aparece na mídia.

O primeiro cinto-bomba que ajudou a desativar foi em 2012, na cidade de Caetité. “Nos deslocamos sem os equipamentos adequados. O gerente do Banco do Brasil estava em risco e tivemos que agir com a expertise para desativar o explosivo sem problemas. Como nunca tínhamos lidado com esse tipo de explosivo, a experiência que nos guiou”, declarou soldado Rubem.

Já Antônio Lucas Burgos é soldado do Corpo de Bombeiros Militar há pouco mais de um ano, tem 26 anos e atua com guarda-vidas no Grupamento Marítimo (Gmar). Ele contou que é apaixonado pela profissão e hoje não se vê fazendo outra coisa. “Eu gosto bastante dessa arte que é salvar vidas e adoro estar nas praias atento para qualquer demanda”, disse.

Uma das ocorrências que mais marcou sua carreira aconteceu durante um treinamento. “Estávamos eu, alguns colegas e o supervisor simulando resgate na praia quando visualizamos três jovens bebendo indo em direção a uma área de correnteza. Resolvi conversar sobre os riscos e eles disseram que não precisava a preocupação pois sabiam nadar. Minutos depois, uma menina do grupo sinalizou que estava num local fundo e não conseguia voltar”, descreveu.

Ele contou que sentiu que a presença deles ali, naquele momento, foi essencial para salvar a vida daqueles jovens. “Se não estivéssemos lá, a menina precisaria de ajuda, os colegas bebendo tentariam ajudar e talvez os três corressem perigo de afogamento. Por isso sempre indico que todos procurem praias que tenham a nossa cobertura para que possam aproveitar o dia com olhos atentos prontos para servi-los”, ressaltou.

Todos eles na mesma patente realizando funções diferentes. Isso mostra o quanto há versatilidade na profissão e a importância que todos têm para alcança o objetivo primordial que é manter a sociedade segura.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...