Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Rio aguarda análise que pode confirmar 22º caso de sarampo no estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) aguarda a análise que pode confirmar o 22º caso de sarampo nas cidades fluminenses. A suspeita é sobre um paciente que faleceu no município de Petrópolis, na região serrana. A análise, cujo resultado está previsto para a próxima semana, vem sendo conduzido pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), instituição pública estadual.

De acordo com dados informados pela secretaria, os 21 casos de sarampo já registrados neste ano estão distribuídos em quatro cidades. São 12 ocorrências em Paraty, cinco em Duque de Caxias, duas no Rio de Janeiro e duas em Nilópolis. “O contágio dos casos identificados no Rio e em Nilópolis ocorreu em outro estado”, informou o órgão, em nota.

Na quarta-feira (4), balanço divulgado pelo Ministério da Saúde revelou que, entre 9 de junho e 31 de agosto, foram confirmados 2.753 casos de sarampo em todo o país, sendo mais de 98% no estado de São Paulo. No mesmo período, quatro pessoas morraram, sendo três em São Paulo e uma em Pernambuco. Três das vítimas foram bebês com menos de 1 ano de idade.

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave transmitida por via aérea. Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza e mal-estar intenso. Após um período que varia de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas. Quando ocorre na infância, a vítima pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente. Mesmo entre adultos, a doença pode deixar sequelas e também evoluir a óbito.

Vacina
A prevenção ao sarampo é feita por meio da vacinação. Os imunizantes são assegurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão disponíveis em unidades básicas. O governo federal estabeleceu a prioridade de vacinação de todas as crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, grupo em que a doença pode se tornar letal mais facilmente. Nesse caso, é aplicada a chamada dose zero.

Para as pessoas na faixa entre 12 meses e 29 anos de idade são recomendadas duas doses da vacina. Na faixa de entre 30 a 49 anos, a indicação é de uma dose. De acordo com a SES-RJ, o estado alcançou no ano passado 95% de cobertura vacinal para o público-alvo.

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material utilizado para venda de droga...

Burger King é condenado por discriminação racial em entrevista de emprego

O Burger King foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que sofreu discriminação racial durante uma...
Fundação Jose Silveira

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material...
Prefeitura Porto Seguro

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material...

Burger King é condenado por discriminação racial em entrevista de emprego

O Burger King foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que...

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre...

Silvana Freire é demitida da TV Aratu e se emociona em despedida: ‘seguiremos caminhos diferentes’

A jornalista Silvana Freire anunciou, nesta quinta-feira (28/03), que não integra mais a equipe de funcionários da TV Aratu....