Dia de Luta contra a Gordofobia é comemorado na Câmara de Salvador

Respeito, oportunidade e equidade. As palavras mais ouvidas durante a sessão especial que celebrou o Dia de Luta contra a Gordofobia (10 de setembro) são as que representam os maiores desejos das mulheres gordas. A atividade foi presidida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) e realizada em parceria com o Movimento Vai Ter Gorda, na noite desta terça-feira (10/09), no Plenário Cosme de Farias.

A sessão especial debateu questões relacionadas aos avanços e desafios da mulher gorda na sociedade e destacou a importância do respeito às diferenças. “Já venho acompanhando esse movimento há algum tempo e isso me motivou a propor a lei que garante o acesso dos gordos pela porta de desembarque dos ônibus, a fim de evitar o uso da catraca”, destacou Hélio.

“É uma data para reforçar o respeito e os direitos da pessoa gorda. O projeto de lei do vereador Hélio é muito importante. É necessário também pensar políticas públicas, sensibilizar o município sobre essas questões e combater o preconceito”, disse a vereadora Marta Rodrigues (PT).

“Estou feliz em ver o engajamento dessa Casa no combate à gordofobia e defesa dos direitos dessa parcela da população. A diversidade não pode nunca ser alvo de preconceito”, ressaltou a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).

A coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda e 1ª Miss Plus Size Bahia, Adriana Santos, falou da importância da data para ajudar a reafirmar a luta. “Celebrar esse dia e também esse projeto proposto pelo vereador nos fortalece. A Lei de Combate à Gordofobia, que também está em tramitação nesta Casa, trará direitos importantes para nós”, reforça a militante.

Na sessão especial, foram homenageadas personalidades reconhecidas pela atuação e militância contra a gordofobia. As apresentações culturais foram feitas pelo Grupo de Samba Poder Grisalho, pela Orquestra de Berimbau e pelo Grupo Ritmo Plus.

A mesa foi composta pelos já citados e pela representante da secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, a assessora Rosa Cabral; pela coordenadora do Vai Ter Gorda, Maria França; pela psicóloga Ana Paula Almeida e pelo produtor de moda Rai Silva.

Ultimas Noticias

Cartela da mega sena

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 44 milhões

As seis dezenas do Concurso 2.190 da Mega-Sena, sorteadas ontem (21), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve vencedores. O prêmio para...

Reconhecido por assaltantes, policial é salvo pela esposa em Periperi; um...

Um policial militar lotado na 14ª Companhia Independente foi salvo pela esposa após ser reconhecido por assaltantes em uma tentativa de assalto dentro de...

Cântitos racistas contra brasileiro paralisam jogo no Campeonato Italiano

A partida entre Atalanta e Fiorentina, pela quarta rodada do Campeonato Italiano, foi paralisada neste domingo (22/09) em razão de cânticos racistas vindo de...

Polícia realiza reconstituição da morte do pastor Anderson do Carmo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou entre a noite de ontem e a madrugada de hoje (23) a reconstituição do assassinato do...
Publicidade