Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Obras de macrodrenagem nos rios Ipitanga e Joanes avançam

Uma obra com concepção inovadora e que promete diminuir significativamente os alagamentos em Lauro de Freitas e alguns bairros de Salvador, melhorando a vida de 157 mil pessoas. É isso que o Governo do Estado vem realizando, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com o projeto de Macrodrenagem do Joanes-Ipitanga.

Enquanto as obras avançam, com investimento da ordem de R$ 170 milhões, oriundos do PAC II, do governo federal, as comunidades do entorno são acompanhadas pela equipe social da Conder e do Consórcio Ipitanga. Além de acompanhar as obras a partir de comissões, as famílias têm realizado cursos profissionalizantes e atividades culturais e de educação ambiental para garantir o desenvolvimento comunitário.

A macrodrenagem vai evitar as enchentes, que prejudicam os moradores do entorno dos rios em época de chuva. A ideia é reter a água em seis reservatórios com capacidade de quase 1,5 milhão de metros cúbicos, dando vazão à água de forma controlada e paulatina, sem causar alagamentos.

“Já tenho muito tempo trabalhando em obras civis, de esgotamento e de drenagem. Nunca tinha participado de um projeto dessa envergadura e com esse conceito de acumulação. É uma coisa nova e que, pelo que se vê em outros lugares e países, realmente funciona”, comenta o coordenador das obras de macrodrenagem da Conder, Jorge Lima.

Os reservatórios, com solo permeável, além de cumprirem a função de drenagem, também serão espaços de convívio e lazer para a população. Nas cotas mais altas e menos sujeitas aos alagamentos temporários, serão instalados equipamentos como quadras, ciclovia e pistas de patinação, entre outros.

Segundo trecho

No segundo trecho da intervenção, a partir da segunda ponte da Estrada do Coco, vai haver desassoreamento da calha do Joanes-Ipitanga, para garantir que as águas cheguem ao mar sem obstáculos. Em paralelo, serão construídos nove canais que ajudarão os córregos afluentes a drenarem de forma mais eficiente as águas da chuva para os reservatórios.

A entrega de três reservatórios e três canais está prevista para o início de 2020. “Quando todo o sistema estiver funcionando, teremos mais controle das águas das chuvas que atingem as áreas mais densamente povoadas. Então os alagamentos devem reduzir significativamente”, avalia Jorge Lima.

O coordenador também pontua que, para cumprir a contento a função, a intervenção precisa que a calha esteja sempre desobstruída, com atenção especial a algumas pontes e adutoras da Embasa que podem barrar o fluxo de água. Por isso, a parceria com a prefeitura de Lauro de Freitas é fundamental, já que o poder público municipal será o responsável pela manutenção, após a entrega da obra.

Projeto Técnico Social

Enquanto os benefícios da intervenção não chegam, as famílias das comunidades do entorno têm sido envolvidas em uma série de atividades que procuram mobilizar e comunicar os moradores sobre as obras e seu andamento, além de fortalecer a organização comunitária, a educação ambiental e geração de renda. Na quarta (18), por exemplo, foi concluído um curso de formação de 40 horas de técnicas de grafite, voltado a jovens e crianças. Na quinta-feira (19), um curso de especialização para manicures.

Moradora do Jardim das Margaridas, Julia Santos, 12 anos, é uma das beneficiárias. Ela participou as oficinas de grafite para aprimorar suas técnicas de desenho. “Aprendi mais sobre sombreamento, como fazer as letras e usar o spray. Com esse aprimoramento, mais para a frente, talvez eu consiga ganhar dinheiro”. Já Pablo Albuquerque Cruz, de 13 anos, aponta que vai sentir orgulho quando passar no local onde pintaram um painel com a temática ‘Meio Ambiente’.

Joelson Ferreira, 39, mobilizador do curso e integrante da cena hip hop de Lauro de Freitas, ressalta o valor da arte educação. “É de fundamental importância porque pode transformar a vida das pessoas. Esses meninos começam a ter mais noção de artes plásticas e da cultura hip hop e poderão investir nisso”, explica.

Para o mês de outubro estão previstas oficinas sobre coleta seletiva, amarração de turbantes e maquiagem para pele negra, além de uma palestra sobre qualificação profissional voltada para jovens que buscam o primeiro emprego. Outras informações podem ser obtidas no escritório social do projeto, na Rua Valentina dos Santos, Quadra E, N° 1, em Itinga, Lauro de Freitas, ou pelo telefone 3252-2171. A equipe do setor social da Conder também está disponível no local.

MacrodenagemJoanes

Bahia fica de fora da lista de locais que receberão terceiro lote da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27), na Praça Dois de Julho,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia fica de fora da lista de locais que receberão terceiro lote da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Bahia fica de fora da lista de locais que receberão terceiro lote da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...