Sete dicas para ter qualidade de vida com a doença de Parkinson

Estima-se que no mundo exista entre sete a 10 milhões de pessoas vivam com esta doença de Parkinson.
A sua prevalência aumenta com a idade, sendo rara antes dos 50 anos, e é mais comum nos homens do que nas mulheres. Ainda assim, em 5% dos casos a Doença de Parkinson surge antes dos 40 anos.

Eis algumas estratégias para o bem-estar do doente que sofre de Parkinson:

1 – Diagnóstico precoce

É importante que o diagnóstico seja feito na fase inicial, para que o médico possa orientar as mudanças no estilo de vida. Quanto mais cedo começar o tratamento com o idoso e a família, melhor será o controle da evolução da doença. Com as medicações introduzidas no momento certo, a condição pode progredir mais lentamente, tornando-se menos agressiva para o paciente.

2 – Apoio da família

A doença envolve toda a família e as pessoas que cuidam do idoso. Por isso, todos devem participar no tratamento de modo a conhecerem melhor o problema, aprender a lidar, tirar dúvidas do dia a dia e, assim, contribuir para o bem-estar do doente.

3 – Atenção multidisciplinar

O apoio de profissionais de várias áreas, junto com o tratamento medicamentoso específico, pode reduzir os sintomas. Além do médico, os cuidados de um enfermeiro, de um fonoaudiólogo, que consegue conciliar a melhora da fala e da deglutição, de fisioterapeutas e educadores físicos, que estimulam a parte motora e de nutricionistas, que orientam a alimentação, melhoram o cotidiano do paciente.

4 – Vida social

O idoso deve ser estimulado também a participar em atividades sociais e manter sempre o contato com os amigos. Essas relações são essenciais para a qualidade de vida.

5 – Controle dos sintomas

A tomada de medicação atenua os sintomas da doença, mas é imprescindível um tratamento realizado por uma equipe de profissionais de saúde que envolva exercícios e adaptações, para melhorar a autonomia e preservar a independência do paciente.

6 – Risco de queda

É importante ter em atenção o risco de queda, adaptando equipamentos e móveis na casa, já que se trata de um grande risco para a perda de funcionalidade no idoso.

7 – Saúde em dia

A prática de atividade física regular, a manutenção de atividades mentais e de relacionamentos interpessoais são muito importantes para envelhecer com saúde. Controlar a hipertensão, a diabetes, o colesterol, respeitar o horário do sono, visitar o médico periodicamente e evitar o cigarro e álcool são medidas preventivas essenciais.

INCÊNDIO: Morador de rua dorme com vela acesa em ônibus e fogo atinge oito carros

Pelo menos oito veículos foram incendiados na madrugada desta sexta-feira (25) em um terreno da Prefeitura de Pedro de Toledo, no interior de São...

FEIRA DE SANTANA: Golpista do amor é preso em São Paulo após enganar vítimas em cinco estados

Um homem de 39 anos foi preso neste sábado (26), em Boituva, interior de São Paulo, suspeito de aplicar golpes em mulheres com falsas...
Fundação Jose Silveira

INCÊNDIO: Morador de rua dorme com vela acesa em ônibus e fogo atinge oito carros

Pelo menos oito veículos foram incendiados na madrugada desta sexta-feira (25) em um terreno da Prefeitura de Pedro de...

INCÊNDIO: Morador de rua dorme com vela acesa em ônibus e fogo atinge oito carros

Pelo menos oito veículos foram incendiados na madrugada desta sexta-feira (25) em um terreno da Prefeitura de Pedro de...

FEIRA DE SANTANA: Golpista do amor é preso em São Paulo após enganar vítimas em cinco estados

Um homem de 39 anos foi preso neste sábado (26), em Boituva, interior de São Paulo, suspeito de aplicar...

RIO VERMELHO: PM é suspeito de atirar dentro de bar após resposta de paquera “eu só lamento”

Uma confusão envolvendo um policial militar terminou em disparo de arma de fogo dentro de um bar no bairro...

VAI PARAR? Médicos anunciam greve em hospitais da rede estadual a partir do dia 31

Médicos que atuam sob diversos vínculos nas maternidades Albert Sabin e Tsylla Balbino, no IPERBA, Hospital Geral Roberto Santos...