Olodum, ações sociais e “Baba de Saia” agitam Pernambués

Uma tradição que veio de Minas Gerais para a capital baiana, o ‘Baba de Saia’ agitou mais de 7 mil pessoas em show da banda Olodum, na sexta-feira (05/10), em Pernambués. O evento iniciou por volta das 18h com um bingo.

O primeiro ‘Baba de Saia’, em Salvador, aconteceu em 1992, em apenas um dia, na rua Nova do Vale- Pernambués, organizado por um grupo de quatro amigos: Luan Abreu, Jorge Estrela, Hilton Cocheira e Orlando Gumans. No ano seguinte, após o futebol, houve um samba de roda que atraiu diversas pessoas. Em 1994, o evento tomou uma proporção gigantesca, e os organizadores passaram a contratar bandas para sacudir as seis mil pessoas que participavam. A partir de 1997, os dias de festa foram aumentando e hoje é feito em três dias. Em setembro de 2012, o evento foi suspenso devido a violência no bairro.

“Nos preocupamos com a situação de quem frequentava o evento. Começou a ter confronto desagradável e preferimos dar um tempo, nos reorganizar, nos preparar. Daí veio a solicitação da PM, apoio da prefeitura, do governo do Estado e da comunidade”, ressaltou Jorge Abreu, um dos fundadores.

A comunidade se sacudiu ao som do samba-reggae do Olodum. Lucas D’Fiori, vocalista da banda disse que ficou lisonjeado em cantar no bairro em que foi criado.

“Sou morador do bairro, cantor da banda. É um prazer imenso está aqui em Pernambués, esse bairro que brota cultura. Tem esse sigma de violência, mas quem convive aqui sabe que é um bairro transformador, de onde saiu vários artistas”, afirmou.

Mesmo com pé quebrado e usando muleta, o vereador Luíz Carlos Suíca (PT), um dos apoiadores do evento, participou do evento. O edil afirmou que o ‘Baba de Saia’ é uma resistência e seu principal papel é alertar os poderes públicos sobre os problemas no bairro.

“Essa atividade é mais que uma festa, é uma resistência. Lembro que o primeiro baba de saia fizemos na lama, no barro, as escolas eram de péssima qualidade e fazíamos para chamar atenção das autoridades para dar oportunidade as pessoas do nosso bairro. Isso aconteceu! Hoje já tem ruas asfaltadas, escolas e neste dia 04 de outubro, dia de São Francisco, celebramos mais um ciclo. Depois que virei vereador, me vi na obrigação de retomar a tradição com um evento maior porque as pessoas merecem”, concluiu ao informar que mesmo quando não acontecia o ‘Baba de Saia’, outros grandes eventos que reuniam a comunidade foram feitos no local, como o telão da Copa do Mundo.

Comércio

Já os moradores ressaltaram a importância da movimentação do comércio local, já que atraiu milhares de pessoas.

“Trouxe para nós a oportunidade de ganhar dinheiro. Como alguns estão desempregados, esse evento nos ajuda a tirar algum dinheiro para ajudar a família”, disse Romário Belo, 25 anos, vendedor ambulante.

A programação ocorre na Avenida São Paulo:

SÁBADO:
09H ÀS 16H: AÇÃO SOCIAL (ODONTOLOGIA; ENFERMAGEM; OFTALMOLOGISTA; CORTE DE CABELO)
18H: BANDA SWING DO BILLY
19:30: BANDAUNHA VORAZ
21H: BANDA NOSSO AXÉ
23H- BANDA STRELLATO

DOMINGO:
14H: BANDA LUANDÊ
16H: BANDA FLAVINHO
18H: S. DE CHINELA/ ROBSON
19H: CONEXÃO RASTA

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I, no bairro Cia Sul, em...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas, promovendo cidadania e resgatando a...
Fundação Jose Silveira

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas,...

Conder avança na execução das obras do Abaeté, que receberá nova sede para as Ganhadeiras de Itapuã

As obras de requalificação do Centro de Atividades do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, seguem em ritmo acelerado...

‘O arrocha nasceu aqui’: Prefeitura divulga horário dos shows da Bodega do Pablo, Tayrone e Theuzinho

No próximo dia 14 de agosto, o município de Candeias vai completar 67 anos de emancipação política. E para...