Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Descubra 6 hábitos que acentuam o surgimento de rugas

Naturalmente, nosso corpo sofre os primeiros sinais de envelhecimento aos 25 anos, quando cai a produção de colágeno e antioxidantes endógenos. “Mas somente alguns anos depois, começamos a perceber esses sinais, que são mais claros à medida que aparecem alterações estéticas como manchas, rugas e flacidez”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mas tudo isso pode ficar ainda pior se o seu estilo de vida desprezar uma rotina saudável e cuidados básicos com a pele. “Envelhecer faz parte do ciclo da vida, mas podemos interferir neste ciclo de forma positiva ou negativa. O modo como levamos a vida e nossos cuidados interferem diretamente em como será o processo de envelhecimento”, acrescenta o médico.

De acordo com o Dr. Mário, o envelhecimento intrínseco (natural) já é responsável pela perda de elasticidade, menor produção de colágeno e o afinamento da pele, aspectos que resultam em uma aparência mais envelhecida. “Já o envelhecimento extrínseco é influenciado pelo estilo de vida, ou seja, exposição ao sol, má alimentação, tabagismo, ingestão de bebidas alcóolicas, e demais fatores que colaboram para o enfraquecimento celular. É nesse quesito que devemos ficar de olho para envelhecer saudavelmente”, diz o médico, que cita e explica abaixo a relação entre o envelhecimento da pele e seis hábitos:

Privação de sono – “Pacientes que sofrem com insônia têm o ciclo circadiano afetado, o que altera o metabolismo e compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno. É de noite que temos uma reorganização celular, uma vez que nosso metabolismo basal está mais baixo”, afirma o médico.

Estresse – O estresse, por meio de descargas constantes de adrenalina, cortisol e prolactina, potencializa o estado inflamatório persistente na pele e reduz o tempo de vida e a atividade das células. “Isso afeta a proliferação e a renovação celular, deixando também o tecido cutâneo mais desprotegido”, diz o Dr. Mário.

Exposição ao sol – Nada é mais agressivo à pele que a exposição solar sem fotoproteção. “O dano é cumulativo e provoca envelhecimento precoce (rugas, flacidez e manchas), além de inflamação e um aumento do risco de cancerização”. O filtro solar deve ser de amplo espectro e usado todos os dias do ano (independente da estação), sendo reaplicado a cada três horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados.

Alimentação inadequada – Um dos maiores problemas das dietas atualmente é a alta ingestão de açúcar, que em excesso colabora para um processo de glicação, que é quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares. “Com isso, elas perdem flexibilidade e a capacidade de sustentação e ancoragem da pele”, diz o médico. Atenção também aos carboidratos, que viram açúcar no fim da digestão!

Tabagismo – As substâncias tóxicas presentes no cigarro estão associadas à vasoconstrição periférica por um período de 10 minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo, afetando o viço e luminosidade da pele, com consequente perda de firmeza por conta da menor oxigenação e nutrição.

Ingestão de bebidas alcóolicas – O álcool em excesso pode causar não só a desidratação, mas também a inflamação sistêmica, que colabora para o envelhecimento da pele. “Uma pessoa que bebe constantemente há 20 ou 30 anos sofre com desidratação e mais rugas”, afirma o médico. “Isso pode fazer o paciente parecer até 10 anos mais velho.”

Tratamento para rugas

O médico explica que um efetivo tratamento para rugas está na prevenção. “Cuidados diários como a higienização correta da pele, a hidratação e o uso de protetor solar, previne a precocidade no envelhecimento da pele. A máxima vale para a pele do rosto e do corpo, logo, use produtos específicos para cada uma das áreas”, diz o médico. Da mesma maneira, é necessário afastar-se de hábitos maléficos, como o tabagismo, alimentação inadequada e ingestão de bebidas alcóolicas. “Se precisar, consulte ajuda especializada para largar esses vícios. Além disso, introduza uma rotina de exercícios físicos para uma vida mais saudável”, diz o médico.

Porém, para corrigir o surgimento das rugas de expressão ou dinâmicas, resultado de esforços repetitivos dos músculos faciais, uma alternativa pode ser por meio do uso da Toxina Botulínica e do preenchimento com ácido hialurônico, em casos de vincos mais fundos. Para a superfície da pele, o médico sugere tratamentos feitos com ácidos e os peelings químicos, que ajudam a minimizar os sinais de envelhecimento da pele do rosto, pois promovem a renovação celular, enquanto o microagulhamento ajuda na estimulação do colágeno, responsável pela firmeza da pele. “Mas o fundamental é consultar um médico para que ele indique os melhores tratamentos para a sua pele”, finaliza.

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome de Down, que agora está...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024,...

‘VULGO SALVADOR’: Traficante morre durante confronto com o Batalhão de Choque na BR-324

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/04) durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Polícia de...