Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Análise comprova a ausência de substâncias derivadas do óleo nas praias do litoral baiano

O Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após fazer a análise das praias do Litoral Norte e de Salvador, confirma a ausência de hidrocarboneto, policíclico e aromático e  (HPA) e Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e xileno (BTEX), substâncias derivadas do petróleo e que são fatores contaminantes e prejudiciais à saúde humana.

Desde o começo de outubro o órgão segue fazendo a coleta e análise das praias atingidas pelas manchas de óleo, ainda de origem e quantidade desconhecida. Após coleta os técnicos encaminham as amostras da água para o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia (CEPED), laboratório responsável pelos resultados.

O Boletim de Balneabilidade divulgado semanalmente pelo Instituto analisa a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, direto e prolongado, onde a possibilidade de ingestão é elevada.

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no  mesmo local ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).

O Inema recomenda aos usuários das praias que ao observarem presença de óleo evitem fazer a utilização das mesmas e não toquem, nem removam os resíduos encontrados.  Ações de limpeza estão sendo realizadas em todas as praias atingidas. Caso encontre um animal com vestígios da substância, não toque e não devolva para o mar. Ligue para as autoridades competentes. O Inema segue acompanhando e mapeando as áreas atingidas para contribuir com as ações do Comando Unificado de Acidentes.

Confira abaixo os resultados emitidos em 08/11/2019 para o final de semana, seguindo os critérios da resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000:

Baía de Todos os Santos

Praias impróprias: Madre de Deus (sob á ponte em Madre de Deus) Cabuçu (em frente às barracas), Itaparica (em frente ao Forte de São Lourenço) e Gameleira (em frente a Cruz da Gameleira).

Salvador

Praias impróprias: Periperi (na saída de acesso a praia, após travessia da via férrea), Penha (situada em frente a barraca do Valença), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente a ladeira que dá acesso a praia), Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa),  Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas) e Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe).

Costa dos Coqueiros

Nenhuma praia imprópria para o banho.

Costa do Dendê

Nenhuma praia imprópria para o banho.

Costa do Cacau

Praias impróprias: Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (próximo ao Bar Litrão), Malhado (próximo a escultura da sereia), Avenida (próximo à lanchonete Subway) e  Sul (em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus).

Costa da Baleia

Nenhuma praia imprópria para o banho.

Costa do Descobrimento

Nenhuma praia imprópria para o banho.

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se mostrou preocupado com a faculdade...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e liberados? Para 31% dos entrevistados...
Fundação Jose Silveira

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...