Monumento destaca legados de Mestre Moa do Katendê

O Dique do Tororó, em Salvador, ganhou um monumento em homenagem ao ativista Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Moa do Katendê, assassinado em 2018. Em formato de um grande berimbau, colorido e iluminado, a obra gera curiosidade e desperta interesse da população pela história do também compositor e líder negro que morava nas imediações, no bairro Dique Pequeno, juntamente com boa parte da família.

A inauguração foi realizada na sexta-feira (29), como parte da agenda do Novembro Negro da Bahia, articulada pelo Governo do Estado. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, destacou que o ato é um marco nas ações estratégicas da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

“É uma grande alegria celebrar a resistência e os legados do Mestre Moa, agregando o movimento da capoeira, os afoxés e organizações da luta antirracista. Este monumento ressalta a trajetória de um homem que foi educador, um protagonista da poesia e das artes negras. Que a gente possa trabalhar, cada vez mais, para construir um sociedade que respeita a diversidade, livre do racismo e das intolerâncias”, pontuou Fabya Reis.

Para Jasse Mahi Costa, filha caçula de Moa, a homenagem tem grande valor simbólico, sendo um justo reconhecimento ao artista. “O monumento está bem característico com o homenageado. O Dique do Tororó é cartão postal da Bahia e o local onde Mestre Moa fez história. Isso é importante para as pessoas lembrarem onde ele nasceu e de onde levaram a vida dele. Os artistas merecem ser lembrados”, afirmou Jasse.

Após descerramento de placa de homenagem, ao som de berimbaus, o evento foi encerrado com um abraço simbólico ao monumento. O berimbau em homenagem ao Mestre Moa fica localizado nas imediações dos restaurantes do Dique, em frente à Arena Fonte Nova. A ilustração é assinada pelo artista Cristiano Siqueira.

O projeto foi desenvolvido numa parceria entre Sepromi e secretarias do Turismo (Setur), de Comunicação Social (Secom) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). A inauguração reuniu familiares, artistas, representações do poder público, grupos de capoeira e organizações do movimento negro.

Novembro Negro

O Novembro Negro da Bahia é um calendário emblemático de mobilizações do movimento negro, homenageando heróis e heroínas como o líder quilombola Zumbi dos Palmares. Ao longo do mês aconteceram caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Sepromi.

PAU DA LIMA: Suspeito troca tiros com a PM e não resiste

Um homem ainda não identificado morreu após confronto com policiais militares da 47ª CIPM no final da tarde de segunda-feira (11/08), na Rua São...

Dono da Ultrafarma é preso em operação contra esquema de corrupção

O fundador da rede Ultrafarma, Sidney Oliveira, foi preso na manhã desta terça-feira (12/08) durante uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP)...
Fundação Jose Silveira

PAU DA LIMA: Suspeito troca tiros com a PM e não resiste

Um homem ainda não identificado morreu após confronto com policiais militares da 47ª CIPM no final da tarde de...

PAU DA LIMA: Suspeito troca tiros com a PM e não resiste

Um homem ainda não identificado morreu após confronto com policiais militares da 47ª CIPM no final da tarde de...

Dono da Ultrafarma é preso em operação contra esquema de corrupção

O fundador da rede Ultrafarma, Sidney Oliveira, foi preso na manhã desta terça-feira (12/08) durante uma operação do Ministério...

PROCESSO DE EXTUBAÇÃO: MC 7Kssio apresenta sinais de melhora após acidente de moto na RMS

MC 7Kssio, internado após acidente de moto em Lauro de Freitas, apresentou sinais de melhora no Hospital Geral do...

Jequié vai lançar concurso com mais de mil vagas, anuncia Zé Cocá

Durante entrevista ao Informe Baiano nesta segunda-feira (11/08), o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), confirmou que a gestão...