Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Entenda o que acontece ao seu corpo quando deixa de beber café

Está entre aqueles para quem é impensável começar o dia sem beber café? Não está só. Trata-se da segunda bebida mais ingerida em todo o mundo, apenas suplantada pela água, e a energia que dá, devido à cafeína, é essencial para muitos de nós.

Porém, a verdade é que beber café acarreta tanto benefícios como malefícios. Nesse sentido a revista Casa e Jardim, publicação da Globo, explicou o que acontece ao corpo quando deixa de consumir café.

Após um dia

Quando bebe café, este permanece no corpo entre de 2,5 a 10 horas. Como tal, o primeiro dia de abstinência tende a ser o mais difícil. É possível que se torne facilmente irritável e sinta dores de cabeça, o que acontece com 50% das pessoas de acordo com um estudo do Hospital Universitário Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Quanto mais cafeína ingerir mais acentuados serão os sintomas.

Depois de uma semana

A abstinência dura cerca de 72 horas. A intensidade dos sintomas de abstinência de cafeína variam de indivíduo para indivíduo, dependendo da sua constituição física e da quantidade de café que consumiam.

A estudante universitária Letícia Lara, segundo a revista Casa e Jardim, por exemplo, sentiu dores de cabeça e aumento da sonolência assim que parou de tomar café. “A pior parte era a falta que o café fazia após o almoço”, afirma.

Um mês depois

O corpo começa a reverter para o seu estado ‘normal’ antes de beber café. Já o cérebro eventualmente começa a desenvolver mais receptores de adenosina, que ajudam a regular o fluxo sanguíneo nas artérias, após ter sido bloqueado por moléculas de cafeína por um longo período de tempo.

Entretanto, o intestino pode ficar desregulado, pois o café é conhecido por manter a atividade intestinal em movimento. Por outro lado, sorria! Os dentes ficarão mais brancos, menos manchados e fortes.

Após seis meses

Nesta altura, o corpo já não estará dependente da cafeína e não sentirá sinais de abstinência. Consequentemente, continuarão crescendo mais receptores no seu cérebro, o que por sua vez pode sinalizar as glândulas supra-renais para produzir mais adrenalina.

Uneb participará da Bienal do Livro Bahia 2024, em Salvador: de 26/4 a 1/5

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai participar da Bienal do Livro Bahia 2024, entre os dias 26 de abril e 1º de...

Hábitos que a maioria dos ‘personal trainers’ aconselham

Quer incluir treinos na sua rotina diária? Precisa conferir os conselhos de especialistas para garantir que não vai causar lesões desnecessárias. Saiba os hábitos...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Uneb participará da Bienal do Livro Bahia 2024, em Salvador: de 26/4 a 1/5

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai participar da Bienal do Livro Bahia 2024, entre os dias 26...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Uneb participará da Bienal do Livro Bahia 2024, em Salvador: de 26/4 a 1/5

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai participar da Bienal do Livro Bahia 2024, entre os dias 26...

Hábitos que a maioria dos ‘personal trainers’ aconselham

Quer incluir treinos na sua rotina diária? Precisa conferir os conselhos de especialistas para garantir que não vai causar...

Emoção em campo: regionais da Copa 2 de Julho de Futebol sub-15 terão início neste fim de semana

A maior competição de futebol sub-15 do país chega à sua 14ª edição em 2024. A Copa 2 de...

Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou neste sábado (27) o lançamento de uma nova linha de...