CRAS Ceasa é inaugurado completamente requalificado

Foto: Beto Júnior/Secom

O início de 2020 chega com uma boa notícia para moradores de Nova Esperança. A Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (8), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ceasa completamente requalificado. A estrutura possui capacidade para realizar cerca de 620 atendimentos socioassistenciais por mês e foi inaugurada pelo vice-prefeito Bruno Reis e pela titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos.

Além de atender aos moradores de Nova Esperança, o CRAS Ceasa beneficiará moradores do Barro Duro, Bom Sucesso, Campo Verde, Cepel I, Cepel II e Areia Branca. Para a requalificação do centro, foram investidos R$ 541 mil, utilizados em reformas elétricas, hidráulicas, construção de sanitário, pintura, colocação de divisórias, instalação de ar-condicionado e rede lógica, adequação para acessibilidade, mobiliário novo, entre outros itens.

O CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio, e ofertam serviços como orientação, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, cadastramento e atualização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, educação financeira, orientação jurídica, entre outros.

Prioridade – Bruno Reis destacou que a entrega da unidade mostra o compromisso e a prioridade que a gestão municipal tem em desenvolver políticas sociais permanentes em toda a capital baiana. Atualmente são 28 CRAS em funcionamento na cidade.

“Essa região estava fora do mapa da cidade, mesmo tendo ganhado empreendimentos do Minha Casa Minha Vida. Não havia serviços públicos. Mas, desde 2013, a Prefeitura tem estado presente em todos os bairros. Com esse CRAS, os moradores da  localidade poderão usufruir de serviços de convivência, fortalecimento e assistência familiar”, disse.
Bruno Reis lembrou dos recentes investimentos públicos realizados para dar melhor infraestrutura aos bairros do entorno. “Em fevereiro vamos inaugurar mais um empreendimento do Minha Casa Minha Vida, o Sol Nascente, no Barro Duro. Em Jardim Campo Verde está em construção uma unidade de saúde. Também está em andamento a obra da Estrada das Pedreiras. Com ela, todo mundo que mora por aqui poderá ir para Estação Mussurunga sem pagar pedágio”.

Atendendo a um apelo da comunidade, o vice-prefeito também se comprometeu em cobrar da concessionária responsável pela administração da Estrada CIA/Aeroporto o reparo da iluminação do trecho da via marginal, próximo à Ceasa. “Vou  trabalhar nessa articulação e exigir que façam o serviço. Não é justo que cobrem pedágios e não atendam bem a população. Caso eles não façam, a Prefeitura irá fazer”.

Direitos – A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, reforçou que o CRAS Ceasa será fundamental para dar suporte à comunidade com capacitações e coibindo situações de violações de direitos. “Nessa região, temos muitas denúncias de violência sexual contra a criança e trabalho infantil. Por isso trabalhamos junto Conselho Tutelar e assistentes sociais. Temos feito um trabalho totalmente integrado, fazendo com que as famílias tenham acesso a todos os direitos”, acrescentou.

Mutirão vai cadastrar pacientes com doenças crônicas para vacina contra Covid-19

Para facilitar o acesso das pessoas com doenças crônicas (comorbidades) às doses da vacina contra Covid-19 em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará, nesta sexta-feira...

Ação na ilha de Paramana resulta em morte de líder da facção OP

Uma ação conjunta da 10ª Companhia Independente, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) resultou, nesta...

Página no Instagram para auxiliará na busca por desaparecidos

Mais uma ferramenta para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas está em funcionamento. A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) criou o perfil @desaparecidospcba no aplicativo Instagram...

“Cachorro do Mato” é capturado dentro de residência na Boca da Mata; vídeos

Na tarde de quarta-feira (12), um Cachorro do Mato, espécie muito parecida com uma Raposa, foi capturada por agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador, lotados no...