Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Advocacia da União diz que problemas do Enem foram resolvidos

Análise dos procuradores federais e advogados membros da Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou que os problemas relacionados à correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) somente atingiram 0,15% dos exames.

Comunicado divulgado nesta sexta-feira (24) pela AGU diz que todas as notas de todos os candidatos foram revistas após a identificação do erro, o que “elimina a possibilidade de qualquer equívoco e torna desnecessária a intervenção do Poder Judiciário”.

As equipes da AGU também ressaltaram que o prazo final para as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi prorrogado “justamente para conferir tratamento isonômico a todos os candidatos interessados em se inscrever no processo seletivo”, ressalta o texto.

A AGU diz ainda em nota que qualquer adiamento ou suspensão de prazos no Sisu pode causar prejuízos “incalculáveis” às instituições de ensino e aos candidatos por causa do consequente adiamento de prazos de matrícula e início do calendário universitário.

“Os esclarecimentos já resultaram no indeferimento de liminares pleiteadas em duas ações populares – uma no Distrito Federal e outra no Maranhão – pleiteando nova revisão das notas do Enem e prorrogação dos prazos de inscrição no Sisu”, acrescenta a nota.

A decisão proferida pelo juízo do Distrito Federal, que, segundo a AGU, acatou integralmente o pedido da União, diz que, “a partir da documentação anexada pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], inexiste prejuízo concreto aos candidatos abarcados pelo equívoco na atribuição de pontuação”.

Já a decisão da Justiça do Maranhão destaca que “as informações trazidas pela União e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nas petições apresentadas dão conta de que já houve encaminhamento para atualização e disponibilização dos resultados aos participantes” e que não havia nos autos elementos que comprovassem que os candidatos ainda não tinham recebido resposta ou correção das provas.

Desde a correção das provas, foram ajuizadas 18 ações relacionados ao Enem, a maioria mandados de segurança pedindo revisão da nota. Em três mandados, foi concedida liminar acatando o pleito do candidato. A AGU afirmou que irá recorrer das decisões.

ITINGA: Homem armado assalta loja de Havaianas e câmeras flagram tudo

As câmeras de segurança de uma loja ocalizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, filmaram o momento em que um homem entra...

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

O ator Tony Ramos, 75 anos, recebeu alta, neste sábado (18/05), do Centro de Terapia Intensiva, segundo boletim divulgado pelo Hospital Samaritano, no Rio...
Fundação Jose Silveira

ITINGA: Homem armado assalta loja de Havaianas e câmeras flagram tudo

As câmeras de segurança de uma loja ocalizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, filmaram o momento...
Fundação Jose Silveira

ITINGA: Homem armado assalta loja de Havaianas e câmeras flagram tudo

As câmeras de segurança de uma loja ocalizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, filmaram o momento...

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

O ator Tony Ramos, 75 anos, recebeu alta, neste sábado (18/05), do Centro de Terapia Intensiva, segundo boletim divulgado...

Moradores voltam a ouvir tiros na avenida Garibaldi; PM faz ações na região

A violência voltou a assustar moradores da Avenida Anita Garibaldi neste sábado (19/05). Após a denúncia feita pelo ex-prefeito...

NO MEIO DA RUA! Homem é morto com diversos tiros em Pirajá

Um homem morreu na Travessa do Rocha, bairro de Pirajá, na noite de sábado (18/05). Segundo a Polícia Militar...