Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Carnaval tem inédito controle eletrônico de acesso às zonas restritas

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

O acesso de moradores às zonas de restrição do Carnaval tem uma novidade para a folia deste ano: portais de controle eletrônico farão a fiscalização do acesso de veículos às áreas restritas a moradores dos circuitos. Com isso, somente veículos credenciados têm acesso liberado, após a leitura da tag eletrônica.

A inovação implantada pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), tem o objetivo de promover maior controle de fluxo, minimizar os impactos da festa para os moradores das regiões onde o Carnaval ocorre e coibir qualquer tipo de fraude com os adesivos. O sistema de controle de acesso verificará eletronicamente se a placa registrada no adesivo coincide com a do veículo.

Pela primeira vez, os adesivos são “personalizados”, ou seja, vem com a tag eletrônica que contém dados dos moradores e com as placas dos veículos. Outros itens de segurança também estão presentes, como uma tarja holográfica e um QR Code que auxiliam na identificação do proprietário do veículo e a subzona a qual ele estará credenciado a circular.

“Nosso principal objetivo é beneficiar os moradores destas localidades, que são os mais afetados pela dimensão dessa festa”, destaca o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller. O órgão restringe a circulação nessas regiões mais próximas aos circuitos para garantir a comodidade dos morares dessas áreas poderem chegar e sair das residências. “É importante destacar que, com o controle eletrônico, quem acessar essas zonas de restrição sem estar devidamente credenciado poderá ser autuado pela fiscalização”, frisa.

Infração – Ao todo, 15 pórticos fazem o controle de acesso de veículos às zonas de restrição de morador. Os automóveis que não possuírem a devida liberação para circulação, que acessarem outra subzona que não a de sua residência ou, ainda, que utilizem a credencial em um veículo de placa diferente da cadastrada no adesivo poderão ser autuados.

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.

“Não há precedente no mundo um controle eletrônico de acesso a zonas urbanas em festas dessa dimensão. Com este novo modelo, mais moderno, apenas pessoas autorizadas poderão acessar as zonas de restrição de moradores, trazendo mais segurança e minimizando os transtornos causados por uma festa com o tamanho do Carnaval para quem mora próximo aos circuitos”, completa Müller.

Balcão de atendimento – Ao todo, quase 28 mil imóveis tiveram direito a receber credenciais para até dois veículos. Para isso, o morador que ainda não está credenciado precisa se dirigir ao posto de atendimento da Transalvador, montado na Praça de Alimentação do Shopping Barra, e fazer o cadastro até esta sexta-feira (21), no horário de funcionamento do shopping.

Também é possível solicitar a credencial na própria sede do órgão, de segunda a sexta das 9h às 17h, até o dia 25. É necessário ter em mãos os documentos de identidade do morador e do veículo que será cadastrado, assim como informar o IPTU juntamente ao CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Cada residência terá direito a cadastrar até dois veículos e, no cadastramento presencial, a credencial é entregue na hora.

Localização dos pórticos:

– Avenida Oceânica – Curva da Paciência

– Avenida Adhemar de Barros – Portão UFBA

– Rua Ranulfo Oliveira – Calabar

– Rua Martagão Gesteira – Rua Djalma Ramos

– Rua Manoel Barreto – Rua Antônio Rocha

– Avenida Centenário – Praça Juiz Rosalvo Torres

– Avenida Centenário – Retorno Compartilhado

– Avenida Centenário – Vitória Center

– Rua da Graça – Rua Oito de Dezembro

– Avenida Centenário – Acesso ao Shopping Barra

– Avenida Sete de Setembro (Ladeira da Barra) – Aliança Francesa

– Avenida Princesa Isabel – Rua Oscar Carrascosa

– Rua César Zama – Rua Lemos Brito

– Avenida Centenário – Último Retorno

– Avenida Centenário – Praça João Mangabeira

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta semana pela Aliança Nacional LGBTI+,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...

Drogas sintéticas são apreendidas pela Polícia Civil durante operação nacional

Dez quilos de drogas sintéticas, cogumelos alucinógenos, hormônios, haxixe, cocaína e maconha foram apreendidas, nesta quarta-feira (24), em encomendas...