Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“O Olodum está de parabéns por exaltar a mulher”, diz Rui na saída do bloco

O Olodum abriu, oficialmente, a folia no Circuito Batatinha (Pelourinho), nesta sexta-feira (21), com um desfile de cores e alegria no ritmo contagiante do samba-reggae. O governador Rui Costa prestigiou a saída do bloco afro, que saiu do Largo do Pelourinho e seguiu para o Circuito Osmar, no campo Grande, onde desfila às 20h. Em 2020, o Olodum, que faz parte das atrações apoiadas pelo Governo do Estado, por meio do Carnaval Ouro Negro, homenageia mulheres que marcaram a sua história.

“Sempre fico feliz em participar da saída do Olodum, que é um símbolo do Carnaval e representa a identidade cultural do povo da Bahia. Aproveito para parabenizar o bloco pelo tema deste ano, porque, além de já ter uma tradição em representar a musicalidade e a estética do povo negro, no Carnaval deste ano, o bloco exalta a mulher, uma iniciativa importante e necessária nos dias de hoje. Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento da violência doméstica e contra a mulher no país inteiro, e acredito que iniciativas como esta ajudam a reforçar a cultura de paz e respeito a todas as mulheres”, declarou Rui Costa.

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Com o tema “Mãe, Mulher, Maria, Uma História das Mulheres”, o bloco exalta a força feminina em 2020, homenageando as grandes mulheres que fizeram parte da sua história de mais de 40 anos. Essa foi a primeira vez que uma mulher regeu a percussão do grupo numa apresentação de Carnaval. A maestrina Andrea Reis comandou o grupo de mais de 150 percussionistas. “É uma honra muito grande ser a primeira mulher nessa posição, quebrando barreiras e abrindo caminhos. Honra em fazer parte dessa história, ainda mais comandando essa percussão que já se tornou parte fundamental da cultura brasileira”, afirmou.

Este ano, o Olodum também irá desfilar no domingo (23), no Circuito Dodô (Barra), às 15h. Todos os anos a turista carioca Raquel Reis vem para o Carnaval de Salvador, especialmente para acompanhar o bloco. “É uma das maiores riquezas da cultura brasileira. Eu faço questão de não perder nenhum ano, para sentir essa energia maravilhosa. Essa parada aqui na Bahia para mim é sagrada, é uma fonte que recarrega as minhas forças para o ano todo”, revelou.

Ouro Negro

O Governo do Estado segue fortalecendo o Carnaval dos blocos de matrizes africanas através do edital Carnaval Ouro Negro, que completa 13 anos estimulando a participação de agremiações oriundas das diversas comunidades de Salvador, que tem na folia o ápice para as atividades sociais que são desenvolvidas ao longo do ano. Indumentárias, toques percussivos, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos, que trazem em si a força da ancestralidade e da tradição. Quarenta blocos, das categorias afro, afoxé, samba e reggae desfilam com o apoio este ano.

Dentre outras agremiações contempladas pelo Carnaval Ouro Negro em 2020, estão o Afoxé Filhos de Gandhy, blocos Alerta Geral, Alvorada, Olodum, Cortejo Afro, Muzenza, Laroyê Arriba, Quero Ver o Momo, Blocão da Liberdade, Tambores e Cores, Bloco da Saudade, Gera Dois e Mutantes, e ainda Reggae O Bloco e o Ska Reggae.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...