Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campanha Respeita as Mina leva música e orientação para o circuito Barra Ondina

Informação, sensibilização, prevenção. Pega a visão. O assédio e a importunação sexual são crimes. Com o mote “Pega a visão e respeita as mina”, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) leva, pelo quarto ano consecutivo, a campanha de enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres na maior festa popular da Bahia. Neste sábado (22), o papo reto foi levado pelas cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França, no trio Respeita as Mina. O circuito também conta com uma unidade móvel da SPM, localizada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, destacou que é preciso acabar com o assédio; uma prática que, através dos anos, foi naturalizada. “A violência contra as mulheres é um problema de saúde pública, é um estado de alerta e a sociedade e o Governo do Estado têm que se envolver decisivamente para que a gente possa enfrentar esse desafio”. Ainda segundo ela, todas as formas possíveis de sensibilização são válidas, envolvendo homens e mulheres.

“Trata-se não só de punir e cumprir a lei. Mas de mudar essa cultura que tem transformado os homens em agressores e as mulheres em agredidas. Depois do não, tudo é assédio. É preciso que se pegue a visão e que se respeitem as meninas”.

A cantora Larissa Luz disse que cantar no Carnaval de Salvador já é uma emoção, mas cantar pelo programa Respeita as Mina tem um sabor especial. “Fazer essa festa, nos divertir, e falar sobre as nossas pautas, nossas necessidades e nossas urgências me faz sentir que a minha arte é útil. Isso me mostra o quanto é transformador fazer arte dessa forma”. Ela manda uma mensagem para quem está brincando o Carnaval. “Respeito. Pega a visão e respeita as mina”.

Parceira de Larissa luz e de Xênia França, Luedji Luna avaliou que a Bahia está no momento muito positivo. “Cantoras pretas como nós estão ganhando visibilidade. A minha música não é axé music, não é carnavalesca, mas eu faço questão de estar aqui participando dessa campanha, levando essa mensagem para essa multidão. Essa é uma prova de como estamos mudando esse paradigma, tratando essa questão durante o Carnaval que é popular, plural. a mensagem que eu deixo para quem está brincando o Carnaval é ‘não é não’, não existe outra mensagem”.

Alice Miranda, 38 anos, é assistente social e foi com mais três amigas acompanhar o trio Respeita as Mina. “Isso tem muito a ver com representatividade, ver mulheres poderosas e competentes levando essa mensagem. Elas são cantoras, profissionais, e nós que acompanhamos o trio também temos a nossa profissão, o nosso trabalho. Esse empoderamento é fundamental para que as outras gerações de mulheres hétero, homo ou transexuais se sintam representadas. Carnaval é um espaço de diversão, mas também espaço de conscientização”.

A coordenadora pedagógica Patrícia Ribeiro, 37, é amiga de Alice. “Mulheres negras falando de um casamento. Isso é bem simbólico para a gente, falar sobre a nossa história e trazer as mensagens de respeito às mulheres. Para nós, ouvir essas mulheres, que são potentes, poderosas, é fundamental”.

Unidade móvel da SPM

Acolhedora do programa Respeita as Mina, Monize Siqueira explica que a unidade móvel acolhe as mulheres em situação de violência. “Na dinâmica do Carnaval, nós não estamos fazendo atendimento. Nós fazemos a sensibilização, com a entrega do material da campanha, que este ano tem como tema Pega a Visão e Respeita as Minas. Durante o atendimento, nós orientamos sobre quais são os locais que as mulheres que sofreram importunação ou assédio devem procurar ajuda.

Monize informa, ainda, que a unidade funciona no local até a próxima terça-feira (25), das 16h as 0h, com psicóloga e assistente social e jurídica. “Também temos parceria com o Hospital da Mulher, para o caso de alguma delas sofrer uma violência sexual”.

Isabela Rodrigues tem 11 anos e foi com os pais para o carnaval na Barra. Ela parou na unidade móvel da SPM. “Esse tipo de trabalho é muito importante porque os homens precisam respeitar as mulheres. Não é não e pronto”, afirmou Isabela. O pai dela, Helder Rodrigues, diz que essa conscientização é muito importante, inclusive para reduzir os casos de feminicídio. “Uma conscientização dessas em uma festa como o carnaval, onde o assédio é histórico e corriqueiro, é bastante importante”.

A advogada Carolina Mendes tem 33 anos e também parou no posto móvel. “Esse trabalho é fundamental. Hoje em dia, quanto mais a gente mantém a discussão sobre a proteção da mulher, principalmente em festas como o carnaval, mais as pessoas ficam alertas. Nós mulheres nos sentimos mais protegidas sabendo que tem pessoas trabalhando em prol do combate à violência contra as mulheres. Carolina diz que tem também muitas mulheres que ainda não se conscientizaram de que tem o direito de dizer não. “Isso é cultural, e a divulgação desse direito das mulheres é uma forma de empoderá-las e de inibir os homens de ter atitudes como essas, de assédio”.

Os homens também aprovam a iniciativa da Secretaria de Política para as Mulheres. O administrador Lucas Muniz elogiou o trabalho da SPM. “Não interessa se a mulher tem namorado ou está sozinha. Ela não pode ser assediada. O homem tem que respeitar a mulher, sua liberdade, seu comportamento e as roupas que ela usa”.

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina sem ter a devida...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta quarta-feira (20/03). Na ocasião, os suspeitos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças...

Reconhecimento Facial da SSP flagra quatro foragidos em menos de 24h na capital

Com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Militar capturaram quatro foragidos...