Projeto do deputado Jurailton Santos indica Delegacia de Atendimento à Mulher em Vera Cruz

O deputado estadual Jurailton Santos (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação dirigida ao governador do Estado, Rui Costa, e ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, solicitando a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no município de Vera Cruz/ BA. Com uma população de quase 43 mil habitantes, a cidade não possui um posto de atendimento dessa natureza.

Para o parlamentar, a criação de uma DEAM na cidade, desempenhará um papel de fundamental importância, no aspecto de prestar o devido auxílio à mulher. “Essa delegacia será um instrumento de defesa, apoio e acolhimento para as mulheres vítimas de violência. Vera Cruz precisa implementar políticas públicas de segurança, e a primeira delas é a instalação dessa delegacia”, pontua Jurailton.

Na indicação, o deputado aponta que a delegacia especializada deve ser instalada em Mar Grande, para melhor acesso das vítimas, e destaca que o corpo técnico operacional seja gerido por policiais mulheres, afim de garantir a melhor receptividade e acolhimento às vítimas.

O deputado lembra que no estado da Bahia, dentre os 417 municípios, existem apenas 15 delegacias especializadas de atendimento à mulher. “Considero que a implantação de DEAMs representa um avanço na luta e enfrentamento da violência, mas ainda é pouco. É preciso ter redes de proteção, grupos de assistência a mulheres vítimas de violência, e punições mais severas para os agressores”, defende o republicano.

O órgão de proteção funcionará como um aparelho de segurança pública, acolhendo mulheres vítimas de violência, investigando crimes cometidos contra elas e executando medidas protetivas pela Justiça, a fim de promover a execução da punição dos agressores.

Também é de autoria do parlamentar, o Projeto de Lei n° 23.088/2019 que pretende vetar a designação de condenados pela Lei Maria da Penha para funções de direção, chefia e assessoramento superior no estado na Bahia.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...