Rui Costa pede que Bolsonaro “tome juízo” e teme “convulsão social” no Brasil

O cenário mundial que aponta para uma recessão econômica, os impactos causados pelo novo coronavírus e o ato no dia 15 de março contra Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal articulado pelo presidente Jair Bolsonaro, foram analisados pelo governador Rui Costa, em entrevista nesta segunda-feira (09/03), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

“A condução do presidente do país deveria ser de estabilizar, de acalmar, de transmitir otimismo para os investidores, de pedir calma, de unir o país e o que faz o presidente, tenta jogar gasolina no que já está difícil. Então, eu estou muito preocupado com o andamento das coisas, a situação é muito preocupante. Uma recessão do jeito que está se desenhando no mundo terá impactos fortíssimos no Brasil. Se o cenário já não é bom de emprego, de aumento da pobreza, de baixa arrecadação de estados e municípios, se esse cenário se confirma vira um colapso, vira uma calamidade econômica e portanto, é preciso que o Governo Federal, que o presidente da República tenha serenidade, tome juízo para que o Brasil não entre em um ambiente completamente de desgoverno e correndo risco de uma convulsão social por conta do aprofundamento da crise econômica”, opinou o gestor.

Sobre o impacto na Bahia, Rui afirmou que “é cedo para falar de quantitativo”, mas alertou sobre a possibilidade em todo país de “shoppings e aviões vazios” e consequentemente “ausência de consumo”. O governador também disse que “a reforma (tributária) não vai resolver o problema”, pois “o elemento central no desenvolvimento em uma economia chama-se confiança”. Por fim, voltou a citar que o Brasil precisa transmitir “estabilidade, segurança jurídica e paz”.

Ronda Maria da Penha

Reconhecida nacionalmente no combate à violência contra a mulher, a Ronda Maria da Penha acaba de completar cinco anos de atividades. Para marcar a data, uma solenidade promovida no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, reuniu diversas autoridades no início da noite desta segunda-feira (9).

Na ocasião, o governador Rui Costa destacou que “o ideal, no século 21, seria que não tivéssemos nenhuma ocorrência de agressão contra as mulheres. E queremos construir essa sociedade. Espero que em breve possamos ter uma sociedade sem agressão contra as mulheres. Isso é algo para ser construído como política pública, mas também com uma grande mobilização da sociedade. Todo mundo precisa se mobilizar a favor da paz e contra qualquer tipo violência, principalmente contra a mulher”.

A Ronda Maria da Penha tem sede na capital e núcleos em outros 15 municípios baianos. No evento desta segunda (9), o governador anunciou que a iniciativa chegará a mais oito cidades: Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios. “A Ronda será ampliada, mas fica sempre o desejo que ela se torne desnecessária o mais rápido possível”, acrescentou Rui, que foi homenageado por ser uma das pessoas que contribuíram para a existência da iniciativa.

Em cinco anos, a Ronda Maria da Penha já atendeu 6,6 mil mulheres e realizou 27 mil fiscalizações, além de 217 prisões na Bahia. “Pode-se dizer que são 217 feminicídios a menos nas estatísticas da última metade de década. Gostaríamos que a Ronda Maria da Penha não fosse mais necessária, mas, enquanto isso não acontece, trabalharemos para que cada vez mais mulheres se sintam seguras e possam denunciar agressões”, afirmou a comandante da tropa especializada, major Denice Santiago, que transferiu o cargo para a major Flávia Barreto durante a solenidade.

A Ronda Maria da Penha apresenta uma metodologia que envolve o acompanhamento das mulheres protegidas por medidas judiciais, que são identificadas com a ajuda das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O projeto atende, atualmente, mais de seis mil mulheres, fazendo ações como visitas domiciliares e acompanhamento em audiências judiciais.

Como resultado de termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público (MPBA) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Ronda Maria da Penha ainda promove palestras de conscientização e possui uma ‘Carta de Serviços’, com informações úteis sobre a tropa e o trabalho que desenvolve.

‘ALOPRADO’: Homem que matou jovem em barraca de praia em Ilhéus troca tiros com a polícia

Acusado de integrar uma facção e ser responsável pela morte de um jovem em uma barraca de praia na cidade de Ilhéus, Anderson...

ESCÂNDALO! Advogada Ana Patricia Dantas Leão é suspeita de inventar provas em divórcio

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), recebeu uma representação disciplinar contra três advogados, entre eles Ana Patrícia Dantas Leão, que foi...
Fundação Jose Silveira

‘ALOPRADO’: Homem que matou jovem em barraca de praia em Ilhéus troca tiros com a polícia

Acusado de integrar uma facção e ser responsável pela morte de um jovem em uma barraca de praia...
Prefeitura Vitoria da Conquista

‘ALOPRADO’: Homem que matou jovem em barraca de praia em Ilhéus troca tiros com a polícia

Acusado de integrar uma facção e ser responsável pela morte de um jovem em uma barraca de praia...

ESCÂNDALO! Advogada Ana Patricia Dantas Leão é suspeita de inventar provas em divórcio

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), recebeu uma representação disciplinar contra três advogados, entre eles Ana...

Segundo suspeito do crime de latrocínio é preso em Itabela

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itabela, com apoio da Polícia Militar, cumpriu nesta...

Receita libera nesta sexta (22) consulta ao quarto lote de restituição do IRPF

A Receita Federal do Brasil colocará à disposição para consulta dos contribuintes, partir das 10 horas desta sexta-feira (22/8),...