Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ganhadeiras de Itapuã apelam por sede própria na Tribuna Popular

O canto de resistência das Ganhadeiras de Itapuã ecoou no Plenário Cosme de Farias, na tarde de segunda-feira (9). Tema do samba-enredo campeão da Viradouro em 2020, a trajetória das “mulheres do sistema de ganho” foi destacada na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador.

Apesar do clima festivo, a diretora de Patrimônio do Grupo de Resgate Ganhadeiras de Itapuã, Verônica Raquel, alertou para a necessidade de a entidade adquirir sede própria. “Precisamos de um espaço permanente para desenvolver nossos trabalhos”, revelou.

Verônica ainda destacou a importância histórica da manifestação popular. “Todos são descendentes das ganhadeiras. Não somos folclore, somos a cultura de um povo”, afirmou.

Ainda compareceram à Câmara a presidente e a vice da entidade, Maria Hermelinda Paranhos Dias, a “Dona Mariinha”, e Teresa Conceição Santos, respectivamente.

A trajetória das Ganhadeiras de Itapuã é marcada por premiações, a exemplo do Prêmio da Música Brasileira, por Melhor Álbum e Melhor Grupo Regional.

Valorização

Responsável pela participação do grupo na Tribuna Popular, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) iniciou seu comentário declamando trecho do samba campeão no Rio: “Levanta, preta, que o sol está na janela”. Em seguida, afirmou que o grupo reflete o caminhar da mulher brasileira. “As Ganhadeiras trazem a grandeza do samba e do sambar para esta Casa histórica”, disse Odioslvaldo, antes de homenagear a entidade com a Medalha de Mérito Cultural.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que presenteou as Ganhadeiras com um calendário – onde as artistas estampam uma das páginas – classificou o grupo como fantástico, representando “as mulheres de Salvador, as brasileiras e a mulher negra”’.

“Não poderíamos ter representação melhor nesta Casa”, disse a vereadora Marta Rodrigues (PT), em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), comemorado um dia antes.

Em discurso inflamado e exaltando a condição de “descendente de ganhadeira”, o vereador Edvaldo Brito (PSD) afirmou: “Elas são a própria Bahia homenageada pelo Brasil”.

Já os vereadores Moisés Rocha (PT) e Marcos Mendes (PSOL) lamentaram que o reconhecimento das mulheres que habitam a região da Lagoa do Abaeté tenha vindo de fora do Estado e cobraram incentivo para o grupo. “Infelizmente, só valorizam quando os outros enxergam”, disse Moisés.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...