Ídolo de Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou em carta enviada aos norte-americanos que a população fique em casa e apontou outras diretrizes para o combate ao coronavírus. Entre elas, evitar contato com idosos.
O comunicado datado de 16 de março apresenta conselhos sérios, validados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Ontem (26/03), ele agradeceu aos americanos que estão em casa.
Algumas recomendações, como ficar em casa, não trabalhar doente e evitar reuniões e eventos com mais de 10 pessoas, vão de encontro com o que Trump falava anteriormente, quando disse que pessoas saudáveis podiam voltar ao trabalho. No Brasil, Bolsonaro, que constantemente elogia o chefe americano, adotou linha semelhante.
O documento com 11 conselhos para ajudar a frear a expansão do novo coronavírus, que já matou mais de 1 mil pessoas e infectou 82 mil nos EUA, afirma: “Mesmo se você for jovem, ou saudável, você está em risco e suas atitudes podem aumentar o risco para outras pessoas. É importante que você faça sua parte para reduzir o espalhamento do coronavírus”.
Confira abaixo os conselhos de Trump:
– Escutar e seguir as determinações dos estados e autoridades locais
– Não ir trabalhar se estiver com sintomas
– Não sair de casa com crianças doentes e chamar a assistência médica
– Idosos e pacientes com doenças crônicas devem ficar em casa
– Isolamento total da família caso haja a confirmação de um caso de Covid-19
– Trabalhar e estudar de casa sempre que possível
– Evitar reuniões sociais e em grupos com mais de 10 pessoas
– Evitar bares e restaurantes, dar preferência a delivery e “para viagem”
– Evitar viagens desnecessárias, para compras ou turismo
– Não visitar berçários ou asilos
– Praticar sempre uma boa higiene