Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Prefeitura de Salvador inicia operação especial nas agências da Caixa Econômica

A partir desta segunda-feira (11), as 46 agências da Caixa Econômica que funcionam em Salvador serão alvo de uma operação especial de ordenamento das filas, a ser promovida pela Prefeitura. A iniciativa será comandada pela Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e a intenção é evitar as aglomerações provocadas pelos cidadãos em busca dos benefícios sociais concedidos emergencialmente devido à pandemia e, assim, a disseminação e contaminação pelo novo coronavírus.

Os detalhes foram apresentados à imprensa nesta sexta-feira (8) pelo prefeito ACM Neto, durante a entrega de mais um posto de distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social, desta vez na área do Estacionamento São Raimundo, nos Barris. Também estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis, os secretários Ana Paula Matos (Promoção Social e Combate à Pobreza) e Sérgio Guanabara (Sedur), além do diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Maurício Lima, e o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.

A operação especial vai envolver 160 guardas municipais diariamente. O ordenamento das filas terá também a disponibilização de 4 mil cadeiras, distribuídas entre todas as agências e que serão destinadas, preferencialmente, a pessoas idosas, pessoas com deficiência e gestantes. Nesses locais, haverá também distribuição de máscaras e aferição de temperatura.

ACM Neto ressaltou que, mesmo não sendo atribuição do Município, a Prefeitura buscou uma alternativa para minimizar situações como filas de até 2km, registradas em algumas agências da Caixa na capital baiana. “A situação gerou aglomerações e os locais se tornaram espaços potenciais de disseminação e aumento da contaminação pelo novo coronavírus. Isso também causou pressão no transporte público, com aumento do número de passageiros que iam até a Caixa. Sendo assim, iniciamos a atuação da GCM em dez agências e, a partir de segunda, todas elas terão a presença da Guarda Municipal”, explicou o prefeito.

Distribuição de refeições – Assim como a estrutura inaugurada em Itapuã, a unidade de distribuição de refeições nos Barris tem como intuito dar mais conforto e segurança para que pessoas em vulnerabilidade social possam se alimentar. Administrado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), o serviço está instalado em uma área de 4,3 mil m² e, além da logística de distribuição diária das 500 quentinhas e kit lanche, há uma área específica para que os cidadãos possam sentar e se alimentar sem aglomerações. São feitos também distribuição de máscaras e atendimento social.

O diferencial desta unidade é a presença de um contêiner com sete boxes de banheiros, instalados com chuveiros, pias e vasos sanitários (quatro para homens e três para mulheres). Ao lado, há uma lavanderia pública com capacidade para lavar 15 quilos de roupas e atender uma média de 50 pessoas por dia. Estas estruturas funcionam diariamente, das 8h às 17h, e conta com profissionais de serviços gerais e agentes de segurança.

A quentinha entregue contém dois carboidratos (arroz ou macarrão e feijão), além de proteína, salada e o suco. O assistido leva o almoço e mais um kit lanche, com fruta, sanduíche e biscoito suco, prevalecendo a segurança alimentar dos assistidos. Outras unidades a serem entregues pela Prefeitura estarão localizadas em Pau da Lima e no fim de linha da Barroquinha.

Com a refeição em mãos, Paulo Vinícius Santos, de 31 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “Graças à Prefeitura temos comida hoje, é oferecido abrigo, não nos sentimos um ninguém. Não esperava este tipo de ação, que dá mais dignidade pra gente”, afirmou.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...