Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

PRF frustra ações criminosas de receptadores de veículos

Durante os primeiros três dias da Operação Tamoio, a atuação rápida e eficiente dos policiais rodoviários federais frustrou ações criminosas de receptadores de veículos nas rodovias federais da Bahia.

A operação voltada para ações de combate à criminalidade, tem como característica a ostensividade e abordagens mais assertivas, fruto do processo de reorientação da atividade de policiamento, emprego de técnicas de identificação veicular, capacitação do efetivo, ações de inteligência, tecnologia e a expertise dos PRFs, conscientes da missão institucional de proteger a sociedade.

Em Simões Filho (BA), na tarde de sexta-feira (29) foi dada ordem de parada a uma carreta M.Benz/LS 1634, com placas de Camaçari (BA). A abordagem aconteceu no Km 599 da BR 324. Durante fiscalização no caminhão, os agentes federais descobriram adulterações nos elementos identificadores do veículo. Aos policiais, o motorista disse desconhecer às irregularidades apresentadas e informou ter adquirido o caminhão no ano de 2017.

No centro-norte do estado, em Paulo Afonso (BA), um caminhão de carga adulterado foi apreendido no Km 2 da BR 110, no sábado (30). O condutor apresentou aos policiais os documentos de porte obrigatório. Ao aprofundar a vistoria no VW/13.190 CRM e com técnicas de identificação veicular os PRFs encontraram indícios de adulterações nos elementos característicos do motor e etiquetas. O motorista foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor previsto no Código Penal. Ele disse que trabalha há cerca de 3 meses para a empresa proprietária do caminhão.

Já na tarde de sábado (30), em Jequié (BA), foi dada ordem de parada a um M.Benz/ Axr 2041, conduzido por um homem de 39 anos. Ao verificar os elementos identificadores do semi-reboque e comparar com a consulta realizada nos sistemas da polícia, constatou-se que o veículo estava com diversas adulterações nos elementos identificadores como a remarcação do chassi. O motorista que é natural de Carapicuiba (SP) foi preso e apresentado a autoridade policial de plantão da Polícia Judiciária, para formalização do flagrante do delito previsto no art. 311 do CTB.

Como funciona o crime das fraudes veiculares

O crime de fraudes veiculares resulta em múltiplas vítimas e está dividido em três fases distintas: o roubo, a adulteração e a revenda.

Na primeira fase temos claramente identificada a primeira vítima, que é a pessoa que teve seu veículo furtado ou roubado e, neste último caso, frequentemente com o uso de violência por parte dos criminosos.

Na segunda fase, a adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular, também conhecida como clonagem. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.

A terceira e última fase é a revenda, alimentada pelo comércio ilegal desses veículos clonados, muitas vezes negociados em sites na internet por valores inferiores ao preço real do veículo. Nesta terceira fase do crime temos a terceira vítima em potencial, o comprador que, inadvertidamente, passa a ter a posse do veículo clonado.

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo da musa fitness começou a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...
Fundação Jose Silveira

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo...

Candeias: Prefeitura convoca pescadores que recebem o auxílio defeso para a entrega de documentos

A Prefeitura Municipal de Candeias através das Secretárias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e Agricultura, Pesca e Pecuária...

Professores da Bahia aprovam paralisação em protesto contra proposta de reajuste salarial

Professores da rede estadual de ensino da Bahia aprovaram uma paralisação para os próximos dias 29 e 30, conforme...