Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Pagamos aos PMs, ao BDM e ao CP taxas mensais”, denuncia comerciante do Engenho da Federação; veja prints de conversas

“Nós estamos trabalhando para sustentar policiais, BDM e CP. Já não basta a pandemia? Não aguentamos mais”, desabafou um comerciante do Engenho Velho da Federação, em Salvador, nesta segunda-feira (22/06), em entrevista ao Informe Baiano.

Sob a condição de anonimato, o empresário revelou detalhes sobre as ameaças e as extorsões. Conforme a fonte do IB, “policiais cobram a taxa mensal há mais de 10 anos”. O valor do “serviço” custa R$1 mil e funciona da seguinte forma: é colocado um vigilante próximo ao estabelecimento e a viatura da 41ª CIPM passa três vezes ao dia. A prática ocorre em todas as áreas do bairro.

Somente no último mês, 12 soldados da Polícia Militar foram presos por envolvimento com homicídios, roubos e extorsões mediante sequestros. Todos continuam com preventiva decretada. Dois são da unidade que atua na região da Federação.

“Pagamos aos PMs, ao BDM e ao CP taxas mensais. O valor varia e a depender do tamanho do estabelecimento pode ser menor. Mas geralmente é o mesmo. O problema é que agora o tráfico está fazendo a mesma coisa. Além de pagar mil reais aos policiais, a gente tem que pagar 500 reais ao tráfico. Se não pagar, eles assaltam. Alguns tem que pagar 100, outros 300. Varia”, pontuou.

“O BDM é responsável pelo final de linha do Engenho Velho da Federação, Vasco da Gama, Rua Neide Gama e Vale da Muriçoca. Quem pega o dinheiro todo mês é ‘Mané’, que é o gerente da Lajinha”, revelou.

“Já o Comando da Paz atua na Rua Apolinário Santana, no primeiro Largo e na Baixa da Égua, que tem vários estabelecimentos pequenos. Teve um rapaz da padaria que não aguentou mais pagar ao tráfico e fechou. Quem comanda lá é Rivaldo, do Forno”, acrescentou.

“Já enviamos vários ofícios para a 41ª CIPM, porém, nenhum foi respondido. Eu mesmo já enviei várias denúncias para o 999651191, que é o Zap da 41ª CIPM também. Eles não responderam o ofício e nem as mensagens”, concluiu. Um print com uma conversa entre dois empresários do bairro em um grupo de WhatsApp foi enviado ao IB. Veja abaixo!

prints comerciantes denunciam

Nota da Polícia Militar

A PMBA reitera que todo comportamento de integrantes da corporação que fuja à legalidade policial será apurado com rigor. A instituição orienta ao denunciante que procure a companhia e formalize a denúncia, mesmo porque nem a corporação, nem a unidade tem conhecimento do fato.

Se preferir, o denunciante ainda pode formalizar a sua queixa na sede da Corregedoria Geral da PMBA, no bairro da Pituba, ou na Ouvidoria da Corporação através do 0800 284 0011 ou no site institucional www.pm.ba.gov.br no link da Ouvidoria.

Guerra entre CP e BDM

As duas facções retomaram uma guerra que já dura mais de 14 anos há cerca de um mês e com isso, inocentes acabaram sendo mortos. No domingo (22/06), na Rua São José, Vale da Muriçoca, o trabalhador Cleber Silva Santos, 27 anos, foi atingido por tiros e não resistiu aos ferimentos. O crime teria ocorrido porque ele esteve na área de uma facção diferente da rua que mora.

Além disso, constantemente são registrados tiroteios entre o Bonde do Maluco (BDM) e o Comando da Paz (CP) no bairro. Assista abaixo!

https://www.instagram.com/p/CBWGDZDFE17/

https://www.instagram.com/p/CBTJYWklp-W/

Facções trocam tiros e bala perdida atinge serralheiro no Engenho da Federação

CP volta a atacar BDM no Engenho da Federação e morador opina: “Guerra é devido falta de comando”; assista aos vídeos

Homicídios registrados no Lobato, Vale da Muriçoca e Pau Miúdo; SSP aponta ligação com tráfico

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”,...

Projeto que amplia punições para cambistas é aprovado na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que cria novas penalidades pela prática do cambismo em eventos esportivos, shows...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a...
Fundação Jose Silveira

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a...

Projeto que amplia punições para cambistas é aprovado na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que cria novas penalidades pela prática do...

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....