HGRS amplia em 25% as vagas para residentes multiprofissionais

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, abrirá 16 novas vagas para os Programas de Residência em Área Profissional de Saúde e Multiprofissional em Saúde, o que representa um incremento de cerca de 25%. Aprovada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na terça-feira (4), a concessão das bolsas será destinada às áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Além da ampliação, o Hospital Geral Roberto Santos implantará dois novos programas de residência multiprofissional: Residência Multiprofissional Integrada Hospitalar – destinada a enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas – e Residência em Enfermagem Neonatal – única na Bahia.

Na avaliação do diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, a ampliação da residência multiprofissional na instituição é indício de bons tempos no pós-pandemia. “Ficamos animados com essa liberação. O ano de 2021 promete muito para o maior hospital-escola da Bahia. Com trabalho e união, iremos superar tudo isso”, conta.

Os Programas de Residência em Área Profissional de Saúde e Multiprofissional em Saúde foram aprovados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC). Por isso, em resposta à solicitação do HGRS, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, autorizou a Superintendência de Recursos Humanos (Superh-Sesab) a proceder com as medidas necessárias para o atendimento do pleito.

Residências do HGRS

Atualmente, o HGRS possui 68 residentes multiprofissionais, divididos nos programas Multineuro (psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição); Enfermagem em Terapia Intensiva; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME [central de material e esterilização]; Fonoaudiologia Hospitalar com Ênfase em Neonatologia, Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia em Terapia Intensiva e Emergência. Há, ainda, 15 residentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que fazem as práticas no HGRS.

A residência médica da instituição tem, hoje, cerca de 100 residentes. Eles atuam nos programas de neurologia, urologia, área cirúrgica básica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, endocrinologia e metabologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, anestesiologia, cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, angiorradiologia e cirurgia endovascular, cirurgia geral e radiologia e diagnóstico por imagem.

HC investiga 16 pacientes suspeitos de reinfecção por covid-19

O Hospital das Clínicas de São Paulo está investigando 16 casos de pacientes suspeitos de terem se reinfectado com o novo coronavírus (covid-19). Segundo a instituição, vinculada...

INSS: perito que não comparecer ao trabalho terá salário descontado

Os peritos médicos que não voltaram ao trabalho presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) hoje (17), sem justificativa, terão registro de falta, com...

Bahia registra 2.237 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.237 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.490 curados (+0,9%). Dos 287.685 casos confirmados desde o...

Secretaria da Educação inicia vacinação contra gripe e sarampo em drive-thru no CAB

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, deu início, nesta terça-feira (15), à campanha de vacinação...