Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Gripário de Bom Jesus dos Passos começa a funcionar nessa sexta-feira (07)

Os moradores das nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana já podem contar com mais um importante equipamento para assistência às pessoas com sintomas gripais. Isso porque passa a funcionar nesta sexta-feira (07), a partir das 19 horas, o 5º Gripário inaugurado pala Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destinado ao atendimento exclusivo das síndromes gripais (H1N1, Covid-19 e outros vírus), dessa vez na localidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Outros equipamentos semelhantes já foram entregues pela gestão municipal e estão funcionando em anexo às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. Com a implantação dos seis gripários – uma nova unidade também será entregue ainda esse mês no Pau Miúdo – a rede de urgência soteropolitana passa de 355 para 424 leitos, um incremento de 21% da expansão assistencial de emergência em toda cidade.

9b05b429 46d3 4e88 bd2c 117e53451c2d

Além do gripário, a SMS ampliou a equipe de profissionais que atuam nas Unidades Básicas localizadas nas ilhas, através da inclusão de médico ginecologista e pediatra; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; nutricionista; e psicólogo, sendo que nos feriados e finais de semana, das 19 horas da sexta-feira até às 07 horas da segunda-feiras, os serviços prestam atendimento aos casos que urgência que porventura ocorram na região das ilhas.

“Estamos atentos à circulação do vírus na região das ilhas e implementamos estratégias de assistência para assegurar que a população dessas localidades possa ser acolhida de maneira resoluta e com acesso facilitado. Todo esse esforço deflagrado pela Prefeitura tem o intuito de garantir que todos os moradores da capital, das regiões mais centrais até as mais periféricas, tenham oportunidade de acesso qualificado à saúde e o resultado disso serão o maior número possível de vidas sendo salvas por conta dessas ações”, destacou Leo Prates, titular da Saúde de Salvador.

Estrutura – Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, o Gripário da Ilha de Bom Jesus contará com cinco leitos, sendo quatro de observação e outro de UTI equipado com respirador e toda estrutura necessária para estabilização de pacientes com quadro clínico mais graves. No total, 92 profissionais entre 14 médicos plantonistas emergencistas, 03 enfermeiros, 02 fisioterapeutas, 36 técnicos de enfermagem, 07 técnicos de radiologia, 04 técnicos de laboratório, dentre outros colaboradores atuarão de forma ininterrupta, em regime 24 horas, durante os sete dias da semana.

Serão garantidos aos pacientes os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico com realização de exames de raios-x, laboratoriais e eletrocardiograma (ECG). Uma ambulância e ambulancha do Samu 192 servirá de retaguarda para a transferência ágil de pacientes que necessitarem de acolhimento hospitalar.

Prefeitura de Juazeiro
Prefeitura Municipal de Savaldor

SOTERRAMENTO: acidente no polo petroquímico deixa um morto e bombeiros agem rápido

O desmoronamento de uma estrutura de um galpão pré-moldado no polo petroquímico, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, atingiu...