Águas Claras, Cajazeiras: entenda a guerra entre OP e BDM; vídeos

A facção Ordem e Progresso (OP), comandada por um marginal conhecido como ‘Cote’, foi a responsável pelos ataques ocorridos neste final de semana, no bairro de Águas Claras, no fundo de Cajazeiras 7. Os tiroteios ocorreram entre sábado e terça-feira (11/08).

Conforme moradores em conversa com o Informe Baiano, “até granada teve” na madrugada de ontem e o confronto ocorrido na Rua do Óleo só parou com a chegada da Polícia Militar. Apesar da intensa disputa, ninguém ficou ferido.

“Antes aqui a Rua do Óleo era comandada por ‘Cote’, que era BDM e virou OP. Aí o BDM, que agora é de Maicon, foi e ‘tomou’ a Rua do Óleo. E esse Maicon era soldado de ‘Cote’. Entendeu? Então, agora ‘Cote’ quer tomar de novo o ‘gueto’ dele”, explicou o morador.

Ainda segundo a fonte do IB, após os ataques sofridos na Rua do Óleo, os integrantes do BDM estiveram na localidade do Vietnã, onde fica o Quartel General do OP, e deram a resposta.

“Tão dizendo que isso tem ocorrido porque a 3ª Companhia tá apertando eles no Vietnã, apreendendo muita droga e aí eles querem mudar de local. A conversa é que Cote depois que tomar a Rua do Óleo vai invadir o Condor, que já é outra facção, Comando da Paz (CP)”, acrescentou.

Outro trabalhador relatou que “os moradores estão saindo de casa e indo dormir fora, pois não estão mais aguentando”.

“Está barril aqui. Quando bate uma 1 hora da manhã começa. Quando não é 1h, é 4h da manhã. Terror. E aí vai até a PM chegar”, disse.

Um áudio que circulou em um grupo de WhatsApp do bairro foi enviado ao IB. É possível escutar o apelo de uma mulher, que reza e pede “pelo amor de Deus, proteja a gente senhor”.

“Ô meu Deus, não deixa acertar nenhum inocente, não. Por favor, Senhor, perdoa nossos pecados”, diz em meio ao choro de desespero. Veja abaixo vídeos dos confrontos.

Guerra de ‘Lacoste’ e ‘Boca Mole’ resulta em “chuva de tiros em Boa Vista de São Caetano; dois morrem