Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Comando Vermelho avança no Subúrbio de Salvador e mata inocentes

A facção criminosa Comando Vermelho (CV) avança na região do subúrbio ferroviário de Salvador e praticamente todos os dias promove ataques aos rivais do Bonde do Maluco (BDM) e da quadrilha Ordem e Progresso (OP), conforme relato de moradores ao Informe Baiano. O grupo carioca já domina a maior parte do Lobato. Plataforma e Paripe são os bairros prioritários, neste momento, conforme uma fonte do IB.

Na noite de segunda-feira (07/12), por exemplo, os marginais promoveram um ataque contra o BDM no Boideiro, que fica entre a Avenida Suburbana e o bairro de Pirajá. O resultado da ação foi a morte de um inocente. A vítima foi identificada como Ismael Lopes Conceição e tinha 23 anos. O boletim diário da Secretaria de Segurança Pública (SSP) aponta que o crime teria ocorrido próximo ao posto médico do bairro de Pirajá, por vota das 23h50.

“Não foi em Pirajá, foi cá embaixo, no Boiadeiro do Subúrbio. Mas a polícia confunde com Pirajá porque é perto”, corrigiu a testemunha, que relatou ainda que “os vagabundos comandados por ‘Deraldo’ e ‘Barilote’ já ‘chegou’ atirando e todo mundo correu”.

“Estava todo mundo ‘de boa’ conversando e mataram o rapaz a tiros. A gente chamava ele de Mael, não bebia, não fumava e não se envolvia em nada. Rapaz inocente. E teve um outro rapaz que não se envolvia também que foi morto tem menos de 15 dias pelos mesmos. Esse ‘Barilote’ já matou dois filhos de policiais aqui nas áreas. Ele e Deraldo, que eles também chamam de ‘atirador de elite’, saíram da cadeia não tem nem muito tempo. Ficam ali na linha do trem. Já tomaram o Lobato quase todo e agora querem dominar o Boiadeiro e Pirajá, mas Pirajá não sei se eles aguentam, não”, relatou a fonte do IB ao revelar ainda que o grupo é subordinado a um traficante do Nordeste de Amaralina.

“Eles só andam lá no Nordeste e até postaram uma foto no zap no QG lá outro dia. Lembra um traficante da camisa do Flamengo que a polícia pegou no hotel? Aquele ali é que eles iam fazer a segurança pra levar pro Nordeste, mas a polícia pegou antes. É o cara que trazia as armas. No dia da prisão, eles comentaram que prenderam o chefão. Foi uma agonia no zap”, revelou a fonte do IB.

O homem citado pela testemunha é o líder da facção Comando Vermelho (CV) no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Nei Carlos Souza da Silva, que estava foragido e foi capturado no dia 22 de outubro desse ano, em um hotel no bairro da Pituba. Com ele, as equipes da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro apreenderam 61,3 mil reais em espécie e jóias.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Telles Barbosa, negou recentemente que o Comando Vermelho está presente na Bahia. Segundo o gestor da Pasta, uma facção baiana afirma que é do CV para “se engrandecer e afetar outros grupos criminosos do estado”. Barbosa sustenta que a relação das organizações locais com os marginais do Rio de Janeiro e de São Paulo ocorrem apenas para aquisição das drogas.

O IB ouviu policiais que ficaram surpresos com a versão.

“Como é que uma facção vai levantar a bandeira de outra? Eles agora já fazem o símbolo do CV mesmo, nem é mais o tudo 2. Fazem o C com uma mão e V na outra. Eles matam e falam que são CV, sim. E outra, eles são fiéis. O tal do Val Bandeira foi pro Rio de Janeiro, se reuniu com os caras de lá e depois disso mataram ‘Coruja’. O corpo do cara todo metralhado e eles deram fim. Até hoje não apareceu o corpo. Fizeram festa em vários bairros de Salvador”, relembrou a fonte do IB, que falou sob a condição de anonimato. Acrescentou também que o CV passou a dominar na última semana o bairro de Castelo Branco e a base fica na localidade da Creche.

Líder do CV é preso em Salvador pela SSP da Bahia e polícia do RJ

 

Fundador da facção OP, “Coruja” é morto pelo Comando Vermelho em comunidade do Rio

 

Randerson Leal propõe construção de pista de atletismo

O vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n° 44/2024, que solicita à Prefeitura de Salvador a...

Em evento sobre cidades inteligentes, Ana Paula destaca desenvolvimento humano e inclusivo de Salvador

A vice- prefeita e secretária de saúde Ana Paula Matos, participou, nesta quinta-feira (18) da primeira edição do Conected Smart Cities Nordeste, no Centro...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Randerson Leal propõe construção de pista de atletismo

O vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n° 44/2024, que solicita...
Fundação Jose Silveira

Randerson Leal propõe construção de pista de atletismo

O vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n° 44/2024, que solicita...

Em evento sobre cidades inteligentes, Ana Paula destaca desenvolvimento humano e inclusivo de Salvador

A vice- prefeita e secretária de saúde Ana Paula Matos, participou, nesta quinta-feira (18) da primeira edição do Conected...

ESTUPRADOR: Homem é acusado de abusar enteada de 13 anos em Itapetinga

Um homem suspeito de estuprar a enteada de 13 anos desde que ela tinha 8 anos, está sendo procurado...

Caravana de Direitos Humanos: atendimento itinerante da SJDH oferece serviços gratuitos aos moradores de Itapuã

A busca por documentos para dar continuidade ao tratamento de câncer foi um dos motivos que levou a aposentada...