Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Infecções por Covid-19 no mundo aumentaram 70% na semana passada

As infecções no mundo pelo coronavírus aumentaram na semana passada 70%, índice inédito, e as mortes baixaram 10%, mostra boletim epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre 27 de dezembro e 2 de janeiro houve no mundo 9,5 milhões de contágios confirmados, número que quase duplica os recordes semanais anteriores, e 41 mil mortes. É a quarta semana consecutiva de diminuição de óbitos.

A Europa, que voltou a ser o epicentro da pandemia de covid-19 devido à variante Ômicron do SARS-CoV-2, mais transmissível, concentrou mais da metade dos casos (5,3 milhões) e mortes (22 mil) mundiais.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “o maior número de casos notificados até agora ocorreu na semana passada” e, ainda assim, pode estar subestimado.

O aumento de novos casos foi da ordem de 100% na América e de 65% na Europa. As mortes por covid-19 baixaram 18% e 6% nas duas regiões, respectivamente.

Se for mantido o ritmo de contágios na Europa, que totaliza 103 milhões de infecções desde o início da pandemia, em 2020, o continente superará a América (104 milhões) em número de casos confirmados.

De acordo com a OMS, as mortes diminuíram na semana passada 7% no sul da Ásia, mas os novos contágios aumentaram 78%.

Na África, onde foi detectada inicialmente a variante Ômicron, as infecções subiram apenas 7%, o menor percentual, mas as mortes cresceram 22%.

Nesse continente, a maioria da população continua sem se vacinar – as vacinas contra covid-19 em circulação previnem a doença grave e a morte, mas não evitam a infecção e transmissão do vírus.

O boletim da OMS mostra ainda que foram administradas mais de 9,3 mil milhões de doses de vacinas contra covid-19, que permitiram imunizar 59% da população mundial com pelo menos uma dose. Nos países mais pobres, a maioria na África, esse índice baixa para 8,8%.

O relatório semanal não registra dados sobre a presença das diferentes variantes do coronavírus nas novas infecções, mas em vários países, a Ômicron já é dominante.

A covid-19 provocou mais de 5,4 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19,05 mil pessoas e foram contabilizados 1, 53 milhão de casos de infecção, de acordo com dados atualizados da Direção-Geral de Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado há dois anos em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

Atualmente, segundo a classificação da OMS, existem cinco variantes de preocupação do SARS-CoV-2, sendo que a Ômicron, mais recente, é a mais contagiosa.

Apesar de sua elevada capacidade de transmissão, essa variante é menos maligna quando comparada com a antecessora Delta. Na maioria dos casos, tem se revelado assintomática ou provocado sintomas ligeiros.

O diretor-geral da OMS alertou para o risco de se desvalorizar a Ômicron, afirmando que embora a variante se mostre menos grave, especialmente entre as pessoas vacinadas, “isso não significa que possa ser classificada como ligeira”.

Bispo Bruno Leonardo volta a Salvador em culto na Fonte Nova: ‘Celebração da vida e da nossa fé’

O bispo Bruno Leonardo, cuja pregações viralizam nas redes sociais, voltará a ministrar um culto na Fonte Nova, em Salvador, às 10h, neste domingo...

Danilo Henrique (PP) diz que vai lutar por apoio de Zito, Emerson, Karlúcia e Otoniel à sua pré-candidatura

Danilo Henrique (PP) disse que Barreiras precisa de uma gestão que tenha um cuidado especial com as pessoas, que invista na preparação para o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bispo Bruno Leonardo volta a Salvador em culto na Fonte Nova: ‘Celebração da vida e da nossa fé’

O bispo Bruno Leonardo, cuja pregações viralizam nas redes sociais, voltará a ministrar um culto na Fonte Nova, em...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bispo Bruno Leonardo volta a Salvador em culto na Fonte Nova: ‘Celebração da vida e da nossa fé’

O bispo Bruno Leonardo, cuja pregações viralizam nas redes sociais, voltará a ministrar um culto na Fonte Nova, em...

Danilo Henrique (PP) diz que vai lutar por apoio de Zito, Emerson, Karlúcia e Otoniel à sua pré-candidatura

Danilo Henrique (PP) disse que Barreiras precisa de uma gestão que tenha um cuidado especial com as pessoas, que...

“Cometa do Diabo” poderá ser visto no céu de toda a Bahia no final de semana

O cometa 12P/Pons-Brooks, chamado de "Cometa do Diabo", estará visível no Brasil neste domingo (21/04). As regiões Norte e...

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão...