Alagoinhas vacinou 10 mil pessoas contra febre amarela em dois dias

A vacinação contra febre amarela em Alagoinhas, localizada a 120 km de Salvador, imunizou 10 mil pessoas em dois dias, na terça-feira (7) e quarta-feira (8), de acordo com a Secretaria da Saúde do município. A cidade teve filas em locais de vacinação, após serem registrados casos do tipo silvestre da doença em macacos. A secretaria ainda não tem dados da imunização nesta quinta-feira (9).

O município tem cerca de 155 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e recebeu o estoque de 100 mil doses da vacina.

A imunização é distribuída em 30 postos, três deles móveis localizados em praças da cidade, além de policlínicas e núcleo regional de saúde.

No próximo sábado (11) e domingo (12), das 8h30 às 16h30, haverá mutirão de vacinação, em um estádio da cidade, para atender as pessoas que trabalham durante a semana e não podem comparecer aos postos.  “Pela demanda, a gente esperava [concluir a vacinação] em três meses. Mas como a população está recebendo o chamado de forma adequada, em 45 dias a gente acaba”, disse o secretário Rodrigo Matos.

Ações
Macacos monitorados, vacinação reforçada e combate ao mosquito Aedes Aegypti são algumas das ações que estão sendo realizadas em Alagoinhas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas nesta terça-feira (7), durante uma visita ao município.

A recomendação é de que toda população urbana de Alagoinhas e Araçás seja vacinada.

Idosos com mais de 60 anos, gestantes, pessoas doentes e quem já foi vacinado não pode ser imunizado.

Conforme a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), ações preventivas no combate ao vírus da febre amarela na região também já começaram a ser realizadas. Entre elas estão a utilização de inseticidas para a redução do número de mosquitos nas áreas urbanas e rurais, sobretudo o aedes aegypti.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave. Gera sintomas como febre alta, cansaço, dores de cabeça e muscular, náuseas, vômito, olhos e pele amarelados e pode causar a morte. A transmissão é feita por mosquitos nas áreas urbanas e rurais.

NOVAS ROTAS: Salvador e Ilhéus ganham reforço aéreo da Azul com 580 voos extras

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta de voos para Salvador e...

MANHÃ DE TRANSTORNO: Linha 1 do Metrô parada e sem energia

Na manhã desta terça-feira (19), o metrô de Salvador registrou uma pane elétrica e parou nos trechos de Brotas e Bom Juá. De acordo com...
Fundação Jose Silveira

NOVAS ROTAS: Salvador e Ilhéus ganham reforço aéreo da Azul com 580 voos extras

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta...
Prefeitura Vitoria da Conquista

NOVAS ROTAS: Salvador e Ilhéus ganham reforço aéreo da Azul com 580 voos extras

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta...

MANHÃ DE TRANSTORNO: Linha 1 do Metrô parada e sem energia

Na manhã desta terça-feira (19), o metrô de Salvador registrou uma pane elétrica e parou nos trechos de Brotas...

ILHÉUS: Garota de programa é estuprada por três homens após encontro marcado com falso cliente

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Ilhéus apura a denúncia de uma mulher, de 26 anos,...

Brasil e Equador firmam acordo para promover agricultura familiar sustentável

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador assinaram...