Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Coluna do meio: João Roma implacável no debate; malas no Aeroporto de Salvador; A soteropolitana na vice-presidência da República; e o Morar Melhor Rural de ACM Neto

1. Um assessor parlamentar de um deputado federal saiu de Brasília com destino a Salvador e foi abordado no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães com um montante em dinheiro dentro de uma mala. A fonte do IB não soube precisar o valor, mas disse que só tinham notas de 100 reais. O rapaz deu explicações e seguiu o seu roteiro.

2. É ela! A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), será candidata a vice-presidente da República na chapa liderada por Ciro Gomes (PDT), conforme antecipado com exclusividade pelo Informe Baiano. Lideranças políticas da Bahia comemoraram a escolha e acreditam que, com essa investida, Ciro ampliará consideravelmente sua votação na Bahia, sobretudo, em Salvador. Quem não gostou foi a cúpula petista.

3. Carnaval azul: A convenção dos partidos da oposição, na sexta-feira (05/08), lotou o Centro de Convenções de Salvador. Foi um belo evento com momentos marcantes, a exemplo da execução do clipe em homenagem ao Senhor do Bonfim e da entrada apoteótica do cantor Besouro, que gravou o jingle de ACM, avô de Neto, em 1990. O artista, visivelmente emocionado, chegou a ‘empacar’ a voz. Mas também chamou atenção, sobretudo do interior, dois itens citados em discurso pelo candidato e que constam em seu plano de Governo. O primeiro é o Morar Melhor Rural, que pretende reformar casas no campo, beneficiando milhares de pessoas humildes. Trata-se de um programa que deu certo em Salvador. A outra proposta é a criação de Governos Regionais (GRs). Os dois primeiros, caso ACM Neto seja eleito, serão no Extremo sul e na região Oeste.

4. A Rosa de Simões Filho: a deputada estadual e candidata à reeleição, Katia Oliveira (UB), está desbravando o extremo sul baiano e conseguiu o apoio do ex-prefeito de Teixeira de Freitas e ex-deputado estadual, Timóteo Brito. Na região metropolitana, a representante da família também tem conquistado importantes apoios e a expectativa é que esteja no topo dos mais votados.

Katia Oliveira 2

5. Bonde lilás: A candidata a deputada federal Roberta Caires mostrou força durante um evento de ACM Neto em Laje. Ela conseguiu o apoio de um grupo que estava com Benito Gama e foi apoiar Leur Lomanto Júnior. Parte do mesmo grupo desistiu de Leur e agora é Caires!

6. Debate Band: O primeiro debate entre governadores teve pouquíssima repercussão nas redes sociais e a ausência do favorito na disputa, ACM Neto (UB). Em grupos de bairros, movimento fraquíssimo. Nos grupos de WhatsApp políticos, algumas provocações. Mas o que surpreendeu negativamente foi desempenho do petista Jerônimo Rodrigues, que vai precisa comer muito feijão com farinha.

7. João Roma: Implacável e objetivo, debateu em alto nível e mostrou que é um dos nomes mais preparados da atual geração política. O deputado federal do PL rebateu todas as acusações dos opositores e com extrema frieza foi convincente ao falar sobre segurança pública, desenvolvimento econômico e o Auxílio Brasil. Também reforçou que pretende criar o Auxílio Bahia. No final, Roma ainda levantou a torcida bolsonarista ao enquadrar Jerônimo e Kleber. Pediu para o petista “não se espalhar muito”, pois segundo ele, o adversário não era defensor da família; E disse que o cientista político estava “fazendo jogo combinado”.

8. Kleber Rosa: É um homem firme e provocou boas reflexões, principalmente quando repudiou a política do confronto adotada pelos governos petista e bolsonarista. O cientista político, assim como todos os grandes especialistas em Segurança Pública, defende uma ótica científica e o trabalho incansável de inteligência com objetivo de evitar mais mortes de negros e pobres. Certamente petistas e integrantes da esquerda se sentiram representado pelo policial civil que foi fundador na Bahia do grupo antifascista. Também, nesse debate, a impressão foi que Kleber é o candidato de Lula na Bahia. Só faltou apresentar propostas mais reais.

9. Jerônimo Rodrigues: Completamente perdido e extremamente nervoso. O petista conseguiu perder o debate para ACM Neto, que esteve ausente. O ápice? Dizer que foi o criador da fila de regulação, um problema que aflige a maioria da população pobre, justamente o principal eleitorado do PT. Em um certo momento, chegou a falar que responderia a resposta de um adversário. Também afirmou que os profissionais de saúde são importantes para a segurança pública. Vai precisar se dedicar mais ao ‘media training’ e toma um suco de maracujá antes dos próximos confrontos. O bom é que tem tempo ainda.

10. Mais uma provocação: O deputado federal Josias Gomes, uma das principais lideranças petistas na Bahia, faz questão de ignorar e também subestimar a força, além do trabalho em Brasília, do senador Angelo Coronel (PSD). Em uma postagem nas redes sociais, disse que o Estado manterá a tradição de ter dois dos melhores senadores da República em referência a Jaques Wagner e Otto Alencar.

11. O radialista baiano André Spínola, que será candidato a deputado federal pelo PP, passou por maus momentos na última quinta-feira (04/08), no Centro de Salvador. O homem foi assaltado, teve duas armas apontadas para a cabeça e quando procurou a polícia sofreu o descaso rotineiro que o próprio combate todos os dias. Spínola, que perdeu um iPhone avaliado em 11 mil reais e cartões de crédito, não deixou barato: “Governador incompetente”.

https://www.instagram.com/reel/Cg6x27KAdkB/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

12: Fala Povo/Franklin Coroa Sales: “A disputa do PT, na verdade, é saber se ‘Jeronho’ vai ter mais voto que Major Denice. ACM Neto vai fazer pela Bahia o que fez por Salvador e o povo sabe disso. Pode anotar aí: O futuro governador da Bahia sai da capital com quase 80% dos votos”.

13. Com Otto Alecar forte no interior baiano, algumas lideranças do Time de Lula acreditam que pode acontecer um “efeito contrário” com Otto puxando Jerônimo, principalmente, em territórios dominados pelo PSD. “Inclusive, primeiro a pessoa vota para senador e depois governador. A campanha está apenas começando e tem muita água pra rolar por debaixo da ponte. É impossível o PT não ter 35% dos votos na Bahia, pois a máquina é muito forte e temos a maioria dos prefeitos, além de Lula, que vai ter mais de 70% dos votos na Bahia”, pontua um parlamentar.

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista, chamou a atenção dos moradores...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...