Ó paí, ó! ACM Neto vai à Justiça pedir que Jerônimo apareça mais na propaganda eleitoral

José Carlos Teixeira*

“E por falar em saudade
Onde anda você?
Onde andam os seus olhos
Que a gente não vê”
(Onde Anda Você, de Toquinho e Vinicius)

Eu juro que não é piada. Até porque o pano de fundo da treta é coisa muita séria: a eleição do próximo governador da Bahia, o quarto maior estado do país, com uma população de 14.985.284 viventes segundo o IBGE, distribuídos em uma área de 564.760,429 km², detentor de um PIB de R$ 293,2 bilhões em 2019 e com um elenco enorme de problemas graves nas áreas de emprego, segurança pública, educação, saúde e mais e mais e mais.

Volto a repetir, amável leitora, para que não pairem dúvidas: não é piada – se bem que pareça tanto que até poderia ser. Isso posto e juramentado, vamos aos fatos.

A coligação oposicionista “Pra Mudar a Bahia”, que tem o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, do União Brasil, como candidato a governador, recorreu à Justiça Eleitoral contra a coligação governista, cujo candidato é o petista Jerônimo Rodrigues, ex-secretário estadual da Educação.

Até aí, nada demais. Recorrer ao tapetão contra supostas irregularidades cometidas pelo adversário durante a campanha é procedimento comum em eleições disputadas, como a atual. E como bem sabe o ilustrado leitor, a Justiça Eleitoral está aí para isso mesmo, para ser acionada por quem se julgar prejudicado e desejar reparação ou a punição do infrator.

Dessa vez, porém, a motivação para o recurso é inusitada: a oposição entrou na Justiça para obrigar o candidato a governista a aparecer em suas próprias propagandas, tanto no espaço do programa eleitoral como naquelas inserções de 30 segundos veiculadas ao longo da programação das emissoras.

É que em uma semana do horário eleitoral (começou na sexta passada) Jerônimo pouco apareceu, com o espaço da coligação governista no rádio e na televisão sendo quase que totalmente ocupado pelos padrinhos políticos do candidato petista: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner. E nas poucas vezes em que Jerônimo apareceu, conforme alega a oposição, entrou mudo e saiu calado.

A legislação eleitoral é clara a esse respeito: a presença de apoiadores nas peças de propaganda no rádio e na tevê não pode ultrapassar 25% do tempo total. Tanto que o pedido foi deferido e o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro determinou a suspensão da exibição das peças em que a aparição dos apoiadores supera o limite estabelecido, sob pena de multa de R$ 1 mil por inserção irregular veiculada.

É claro que a motivação da oposição, ao entrar com o recurso, foi reduzir as aparições dos padrinhos do candidato, fazendo com que o limite fixado na lei seja cumprido. Quanto menos os apoiadores aparecerem, menores as chances de a candidatura de Jerônimo deslanchar – afinal, segundo a pesquisa DataFolha divulgada na semana passada, ele ainda era desconhecido por 61% dos eleitores.

Os oposicionistas, porém, trataram logo de espalhar que é melhor para a eles que Jerônimo apareça mais nas peças de propaganda. Explicaram que pesquisas qualitativas revelaram que a simples presença de Jerônimo na tela da tevê contribui para aumentar a taxa de rejeição dele em alguns segmentos do eleitorado. Maldade pura.

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública pela Universidade Católica do Salvador.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...