Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Regulamentação da atividade de mototáxi em Salvador é encaminhada à Câmara

O projeto de lei que regulamenta a atividade de mototáxi em Salvador foi assinado pelo prefeito ACM Neto e entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (20), no Palácio Thomé de Souza. Ao lado do secretário de Mobilidade, Fábio Mota, demais autoridades e imprensa, o prefeito ressaltou a importância da iniciativa, que atende a uma luta histórica de 30 anos, conforme representantes da categoria presentes no evento.

“O que a gente vê hoje é que existem muitos serviços de mototáxi em Salvador, só que realizados sem qualquer fiscalização e controle do poder municipal e que trazem, por exemplo, problemas de segurança para o usuário. Hoje apresentamos um projeto que é bom para o mototaxista, que vai poder realizar a atividade e desempenhar a profissão de maneira oficial, reconhecida pelo poder público e sem o sentimento de ameaça de impedimento de exercer a atividade, pois há muitos pais e mães de família envolvidos com a profissão”, afirmou ACM Neto.

“Também será bom para o usuário, pois terá mais um serviço de transporte individual em Salvador que vai facilitar o acesso em bairros populosos da cidade, utilizado principalmente por pessoas mais pobres que não têm tanto acesso às linhas de transporte e bom também para a Prefeitura, que vai ter condições de organizar melhor esse tipo de serviço”, complementou o prefeito.

O presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmop-BA), Adailson Couto, também conhecido como Dragão, afirmou que essa é uma luta antiga da categoria. “Nós sempre fomos chamados de clandestinos e é algo que vai acabar a partir dessa regulamentação. Pedimos apenas agilidade na votação do projeto na Câmara porque esta é uma atividade que não é fácil. Esta foi a única gestão que realmente dialogou com a gente”, salientou.

O presidente da Associação dos Profissionais Mototaxistas de Salvador (Aspromts), Osvaldam Tupyassu, disse que hoje a categoria começa a realizar um sonho. “É um momento histórico para a categoria e só temos a agradecer pela iniciativa”.

Funcionamento – O projeto de lei encaminhado à Câmara pela Prefeitura traz diversos pontos de determinam a regulamentação do transporte de mototáxis na cidade, a exemplo da padronização dos trabalhadores, do tempo mínimo de CNH para exercer a atividade, definição de áreas e de pontos de mototáxi, dentre outros itens. Já existe, inclusive, a Lei Federal nº 12.009, de 29 de julho de 2009, que regulamentou o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros com o uso de motocicletas estabelecendo regras gerais, para a regulamentação destes serviços. A Constituição da República no seu artigo 30 define como competência municipal legislar sobre assuntos de interesse local.

Caso o projeto de lei seja aprovado, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) tem o prazo de 120 dias para a regulamentação da atividade. A pasta já possui um grupo de estudos e trabalhos para, após a aprovação, realizar audiências públicas necessárias com vistas a definir a regulamentação. “Essa era uma demanda antiga dos mototaxistas e com a regulamentação se instaura um marco legal que vai proporcionar direitos e deveres para a categoria, permitindo fiscalizar e vistoriar, proporcionando segurança para os usuários”, explicou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.

A prestação do serviço de mototáxi será concedida às pessoas físicas que cumprirem as exigências do regulamento e da legislação de trânsito em vigor. Para a exploração do serviço, será obrigatória a autorização emitida pelo município de Salvador mediante credenciamento a ser realizado pela Semob.

 

20_04_16_Pref ACM Neto_Regulamentação Mototaxi_foto Valter Pontes_AGECOM18

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ele era suspeito de...

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade....

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do...

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais...

DE VOLTA: Gustavo Mioto e Ana Castela reatam relacionamento e se beijam no palco

Durante o show no Ribeirão Rodeo Music, em Ribeirão Preto, o cantor Gustavo Mioto estava acompanhado no palco por...

SAC suspende atendimento no Dia do Trabalhador

Os postos fixos da Rede SAC suspendem o atendimento nesta quarta-feira, dia 1º de Maio, feriado do Dia do...