Dupla Ba-Vi não aceita recomendação do MP e reitera torcida mista em clássicos

Bahia e Vitória se uniram na noite desta segunda-feira contra uma recomendação feita pelo Ministério Público para que os clássicos Ba-Vi fossem realizados com torcida única. Em nota unificada, as equipes destacam respeito ao MP, mas reafirmam que são contrárias à medida sugerida pelo órgão.

Confira a íntegra da nota divulgada pela dupla Ba-Vi

“Diante da expedição de uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, no sentido de solicitar a adoção da chamada “torcida única” nos próximos quatro clássicos locais, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória vêm novamente a público para se manifestar contrariamente a essa medida.
Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado sua discordância através de notas oficiais individuais na semana retrasada e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar do Estado da Bahia.
Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública.
Em vez de torcida única, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo inclusive promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio.
Assim, seguindo o previsto pelo Regulamento Geral de Competições da CBF, a venda de ingresso para o jogo desta quinta-feira (27) já começou e a presença das duas apaixonadas torcidas no Barradão está garantida, bem como acontecerá o mesmo na partida de domingo (30), na Fonte Nova.
Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979.

Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória”

 

Entenda o caso

O Ministério Público da Bahia recomendou à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a realização de clássicos com torcida única pelas semifinais da Copa do Nordeste e final do Campeonato Baiano. A indicação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, por meio de nota publicada no site da FBF.
A possibilidade de realizar clássicos com torcida única foi levantada pelo 3º Promotor de Justiça do Consumidor, Olímpio Campinho, após o assassinato do adolescente Carlos Henrique Santos de Deus cerca de uma hora após o Ba-Vi promovido no início do mês, na Arena Fonte Nova.

 

*ge

Palestra apresenta programa Bahia Estado Voluntário a servidores da Secom-BA

Com o tema “O Poder de Fazer a Diferença”, a coordenadora da plataforma do programa Bahia Estado Voluntário (BEV), Kátia Camilo, palestrou para os...

Justiça atende pedido do MPBA e determina que Município de Laje garanta tratamento de saúde a pessoa idosa

O Município de Laje deverá garantir, por decisão da Justiça, tratamento de saúde a pessoa idosa, diagnosticada com edema macular diabético no olho esquerdo....
Fundação Jose Silveira

Palestra apresenta programa Bahia Estado Voluntário a servidores da Secom-BA

Com o tema “O Poder de Fazer a Diferença”, a coordenadora da plataforma do programa Bahia Estado Voluntário (BEV),...

Palestra apresenta programa Bahia Estado Voluntário a servidores da Secom-BA

Com o tema “O Poder de Fazer a Diferença”, a coordenadora da plataforma do programa Bahia Estado Voluntário (BEV),...

Justiça atende pedido do MPBA e determina que Município de Laje garanta tratamento de saúde a pessoa idosa

O Município de Laje deverá garantir, por decisão da Justiça, tratamento de saúde a pessoa idosa, diagnosticada com edema...

MOTOCICLISTAS: condições de trabalho e regulamentações discutidas na CMS

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) sediou, nesta quarta-feira (20/08), uma audiência pública que debateu as condições de trabalho...

Campanha alerta para falhas na prescrição de antibióticos em hospitais

Uma pesquisa realizada com pouco mais de 100 hospitais brasileiros alerta para um cenário preocupante: um em cada cinco...