Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a reserva de vagas em concursos públicos para pretos, pardos, indígenas e quilombolas pelos próximos dez anos. O projeto de lei segue para votação na Câmara dos Deputados.

A votação foi acompanhada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A lei que prevê as cotas foi sancionada em 2014, com validade por uma década. O novo projeto precisa ser aprovado pelas duas Casas legislativas até o dia 9 de junho deste ano ou a reserva de vagas deixará de existir.

A votação ocorre às vésperas da realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), que foi adiado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul e ainda não tem nova data de realização.

O que diz o projeto
Conforme o texto aprovado, concursos públicos e processo seletivos de órgãos públicos devem aumentar dos atuais 20% para 30% as cotas raciais. A reserva vigora também para vagas que surgirem durante a validade do concurso.

Atualmente, as cotas raciais para concursos alcançam apenas a população negra (pretos e pardos). Foram incluídos indígenas e quilombolas.

Os inscritos podem disputar, simultaneamente, as vagas reservadas e as da ampla concorrência. Se o candidato for aprovado pela ampla concorrência, não irá constar na classificação das vagas de reserva.

O projeto prevê regras e critérios para a confirmação da autodeclaração dos candidatos, como padronização para todo o país, devem ser levadas em conta características regionais, garantia de recurso e decisão unânime para que o colegiado responsável pela confirmação conclua por atribuição identitária diferente da declaração do candidato.

Se a autodeclaração do candidato for rejeitada, ele poderá concorrer para as vagas da ampla concorrência, exceto nos casos de suspeita de fraude ou má-fé. Nesses, será excluído da seleção ou terá a admissão cancelada, em caso de nomeação.

Pelo texto, a política deverá passar por nova revisão após o prazo de dez anos.

QUE VENHA FLAMENGO! Bahia e Rogério Ceni confiantes: “vamos tentar fazer nossa melhor versão”

O técnico do Bahia, Rogério Ceni analisou o empate por 2 a 2, neste domingo (16/06), diante do Criciúma, no Heriberto Hülse, pela 9ª...

Sheila Mello dá entrada em hospital e é diagnosticada com pneumonia: “Fiquei sem ar”

Sheila Mello, 45 anos, foi internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na madrugada deste domingo (16/06), após apresentar um quadro de...
Prefeitura Porto Seguro

QUE VENHA FLAMENGO! Bahia e Rogério Ceni confiantes: “vamos tentar fazer nossa melhor versão”

O técnico do Bahia, Rogério Ceni analisou o empate por 2 a 2, neste domingo (16/06), diante do Criciúma,...
Fundação Jose Silveira

Partiu Estágio: 2ª convocação traz oportunidades para Salvador, RMS e interior

O governo baiano realiza a 2ª convocação do Edital 001/2024 do Programa Partiu Estágio, nesta terça-feira (18). Ao todo,...

Após flagrar Uno transitando em zigue-zague na rodovia, PRF prende motorista totalmente embriagado em Santo Antônio de Jesus

Na próxima quarta-feira (19), a Lei Seca completa 16 anos e desde que a normativa entrou em vigor já...

É VALA! Cabeça cara do ‘BDM’ que agia na RMS morre após confronto em Castelo Branco

Um homem, identificado como Ednei Alves Silva dos Santos, de 40 anos, foi morto pela Polícia Civil durante uma...

Hemoba celebra Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme com forró e palestras

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (DF) – 19 de junho, criado pela Organização Mundial da Saúde,...