Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Salvador é o quarto destino nacional mais procurado para o feriadão de Corpus Christi

Salvador é o quarto destino nacional mais procurado para o feriado prolongado de Corpus Christi, que vai desta quinta-feira (30) a domingo (2). O levantamento foi feito pelo Kayak, um dos principais buscadores de viagens do mundo. De acordo com a plataforma, o preço médio das passagens aéreas para a capital baiana nos dias do feriado prolongado está em torno de R$1.235 (ida e volta).

O secretário de Cultura e Turismo (Secult) do Município, Pedro Tourinho, considera a posição de Salvador como um indicador positivo que orgulha e demonstra o potencial da cidade como um destino turístico, religioso e cultural. “Alguns fatores, como a nossa tradição e religiosidade, a valorização da cultura local, sua beleza natural e a hospitalidade do soteropolitano, que é conhecido por sua receptividade e calor humano, acolhendo os visitantes com alegria e simpatia, contribuem para que os turistas se sintam bem-vindos, o que torna Salvador um destino completo, onde o turista pode experimentar roteiros de qualquer segmento”, avalia.

O secretário aponta como reflexo imediato do aquecimento do turismo no período a alta procura por hospedagem e o aumento da demanda por serviços, gerando um aumento significativo na receita dos hotéis, pousadas, restaurantes, bares, agências de turismo e outros estabelecimentos comerciais da cidade. “Essa procura contribui significativamente para a geração de empregos e para o aquecimento da economia local. Algumas ações de qualificação da mão de obra do setor e o desenvolvimento de experiências na cidade estão ampliando a distribuição de renda entre os atores do setor, o que reduz desigualdades e melhora a qualidade de vida da população”, afirma.

Mais turistas – Em consonância com as expectativas do secretário de cultura e turismo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol, afirma que por esse ser um dos poucos feriados prolongados do ano, a expectativa é de um fluxo turístico consideravelmente superior ao verificado no ano passado. “A demanda para a rede hoteleira de Salvador está alta e diversos hotéis já reportam ocupações superiores à do ano passado para o feriado de Corpus Christi. A expectativa é de que tenhamos ocupação média entre 70 e 75% para a cidade, bastante superior aos 58% do feriado do ano passado e superior também às médias dos meses de maio e junho”, diz.

Divulgação – A Prefeitura, através da Secult, vem implementando diversas ações estratégicas para promover a cidade como destino turístico em todo o Brasil e no exterior. As ações são focadas em diferentes públicos, sempre com o objetivo de alcançar o máximo de impacto e atrair mais visitantes para a capital baiana. O órgão vem participando de road shows em diversas cidades brasileiras, apresentando a operadores de turismo e agentes de viagens os atrativos de Salvador e de como vivenciar a experiência de um turista na cidade.

Foram fundamentais para divulgar Salvador para um público amplo e qualificado a participação em feiras nacionais como a WTM São Paulo, a Abav Expo, BTM, Festuris e em eventos do setor em parceria com entidades locais, como a Salvador Destination e a ABIH, a Azul Viagens e a CVC, entre outras. Outra estratégia consiste em receber fam trips, ou seja, jornalistas, influenciadores, operadores turísticos e agentes de viagem para conhecer Salvador e escrever sobre as experiências vividas, gerando conteúdo positivo e espontâneo sobre a cidade.

No exterior, o órgão vem marcando presença em feiras internacionais do setor, como a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB) e a IMEX em Frankfurt, Fitur em Madrid, BTL em Lisboa, além do Road Show com a maior operadora de Portugal, a Solférias, e com a GOL, capacitando mais de mil agentes e operadores na Argentina, Uruguai e Paraguai, que contribuem na divulgação de Salvador para um público global, ampliando a rede de contatos com operadores de turismo internacionais.

A Prefeitura também vem trabalhando em cooperação com a Vinci Airports, com o objetivo de atrair novos voos internacionais, a exemplo da possível retomada do voo Salvador – Panamá com a Copa Airlines, com previsão para operação em junho de 2025, entre outros voos.

Equipamentos – Nos últimos anos, a Secult entregou equipamentos culturais que têm contribuído para o fortalecimento do turismo na capital baiana, a exemplo da Cidade da Música da Bahia (Comércio), do Memorial Dois de Julho (Lapinha), do primeiro centro de interpretação do patrimônio do país, que é a Casa das Histórias de Salvador, do novo Arquivo Público Municipal e da Galeria Mercado, no subsolo do Mercado Modelo (esses últimos também no Comércio).

“Acrescenta-se à entrega dos equipamentos culturais, a requalificação de quase toda a orla marítima de Salvador, em especial do trecho de Stella Maris, Praia do Flamengo e Praia de Ipitanga, que demonstram o nível de importância para áreas da cidade que atraem alto fluxo turístico. As ações para tornar Salvador mais atrativa para o turismo são abrangentes e inovadoras, sempre com foco na valorização da cultura local, na criação de novos equipamentos culturais, experiências e na revitalização de espaços públicos”, conclui Tourinho.

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem de 20 anos assassinada a...

FUZIL APREENDIDO: Rondesp é recebida a tiros em Itapuã

Na tarde deste sábado (22/06), policiais militares da Rondesp Atlântico foram atacados por integrantes de uma facção criminosa, na Travessa da Jamaica, no bairro...
Prefeitura Porto Seguro

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem...
Fundação Jose Silveira

Cantor Eric Land fala da mistura de ritmos e anuncia parceria com Dorgival Dantas

LDurante uma coletiva no São João da Bahia, que acontece no Parque de Exposições, neste domingo (23/06), o cantor...

SOFRÊNCIA GARANTIDA: Diego e Victor Hugo cantam seus maiores sucessos no São João da Bahia

Os cantores sertanejos Diego e Victor Hugo cantaram seus maiores sucessos no São João da Bahia, que acontece neste...

DE NOVO NA ZONA! Vitória joga bem, mas perde de virada para Bragantino

O Vitória deixou escapar um resultado positivo, na noite deste domingo (23/06), em Bragança Paulista (SP). A equipe perdeu...

Homem roubado em “ensaio da Anitta” decide processar cantora; ele pede R$13 mil por colar

A cantora Anitta está sendo processada por um homem que afirma ter tido o cordão de ouro roubado em...