Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Bebidas e petiscos da agricultura familiar são destaquescar na ExpoConquista

Cerveja de mandioca com linguiça toscana artesanal, cachaça de Piripá com pão de queijo produzido em Várzea Nova, café de Barra do Choça com cuscuz de milho não-transgênico de Irecê. Essas e outras combinações saborosas estão presentes na praça gastronômica e no espaço de bebidas da agricultura familiar na 53ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, a ExpoConquista 2024, que segue até este domingo (9), no Parque de Exposições do município.

São bebidas e alimentos, com o sabor e a valorização da agricultura familiar. Estão disponíveis para todos os visitantes que comparecerem à ExpoConquista neste fim de semana, seja na hora do almoço, do happy hour e até do jantar.

O representante comercial da Cooperativa Mista dos Produtores de Mandioca e Derivados da Região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman), Manoel Pereira, ressaltou a oportunidade de divulgar a cerveja de mandioca na Exposição. “Está sendo muito importante divulgar a cerveja Raiz Mãe aqui, na ExpoConquista, porque somos daqui da região, de Condeúba. A Raiz Mãe é uma cerveja suave, que possui 22% da sua composição de fécula produzida pela agricultura familiar”, informou.

Os produtos estão agradando o público presente. O mestre cervejeiro Francimar Júnior provou e aprovou o chope de caju, da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju): “gostei dessa cerveja, pois a presença do caju é marcante no sabor. Ela é boa para consumir no almoço, pois é perfeita para consumir no calor”.

As bebidas vão acompanhar bem petiscos como a linguiça Tradição, produzida em Barra do Choça, pelo empreendedor individual Alex Rocha. “Convidamos a todos para curtir aquele momento de conversar com os amigos saboreando os produtos da agricultura familiar aqui, na ExpoConquista. Então, é a cerveja com a linguiça, tem os derivados do umbu, tem os iogurtes, tudo o que o Governo do Estado tem nos proporcionado de apoio e que hoje está sendo destinado ao público”, enfatizou.

Além da praça gastronômica e o espaço de bebidas, os visitantes também poderão visitar os 24 estandes. Eles mostram a força da agricultura familiar do sudoeste baiano e, ainda, a loja do Empório da Agricultura Familiar, com os produtos mais saudáveis, inovadores e sustentáveis da agricultura familiar da Bahia.

O estande da Agricultura Familiar na ExpoConquista é uma realização do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia). A 53ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista é uma realização da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Lula diz que bebês que nascem de estupro são como “monstros”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que bebês que nascem de um ato de estupro são como “monstros”. A declaração aconteceu...

Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias e que não havia motivo...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Lula diz que bebês que nascem de estupro são como “monstros”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que bebês que nascem de um ato de estupro são...
Fundação Jose Silveira

Lula diz que bebês que nascem de estupro são como “monstros”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que bebês que nascem de um ato de estupro são...

Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias...

Detran-BA está com leilões disponíveis de veículos conservados e sucatas aproveitáveis

Quem pensa em comprar, trocar ou fazer negócio com veículos, com preços mais em conta, já pode aproveitar os...

Motorista perde controle de carro e bate em poste na Avenida ACM, em Salvador

Uma motorista perdeu o controle da direção, subiu em um canteiro e acabou batendo o veículo contra um poste...