A estudante de medicina veterinária Carolina Arruda Leite está organizando uma campanha de arrecadação online para conseguir realizar um procedimento de eutanásia. A jovem de 27 anos precisa arrecadar R$ 150 mil para o procedimento na instituição Dignitas, na Suíça, um dos poucos países do mundo que recebe estrangeiros para realização desse tipo de procedimento.
“Por uma despedida digna: ajude Carolina a alcançar paz”, diz o título da campanha. Até o momento, a brasileira já arrecadou cerca de R$105 mil reais, doados por mais de 2.500 pessoas.
A jovem, portadora da doença rara, a neuralgia do trigêmeo bilateral, convive com a enfermidade há 11 anos. Segundo ela, de lá para cá “já me submeti a quatro cirurgias: descompressão microvascular, rizotomia por balão e duas neurolises por fenolização”.
Carolina Arruda ainda destacou que a dor que sofre em suas crises é tida como uma das piores dores que uma pessoa pode sentir, “comparável a choques elétricos equivalentes ao triplo da carga de uma rede 220 volts que atravessam meu rosto constantemente, sem aviso e sem trégua”.
No Brasil, a eutanásia é proibida por lei e definida como crime de homicídio pelo Código Penal.