Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Atuação do PCC no Brasil é discutida em encontro na capital baiana

Os secretários e demais representantes da Segurança Pública de toda região Nordeste reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do Centro de Operações e Inteligência, para o primeiro Encontro do Colegiado do Nordeste realizado na Bahia, a fim de discutir o desenvolvimento das facções criminosas e o combate ao crime organizado, problema de nível nacional.

encontro na ssp3

 

As tratativas devem dar origem a uma carta direcionada à Secretaria Nacional Da Segurança Pública, ao ministro da Justiça e ao presidente do Congresso Nacional para reforçar os pleitos da região. Na próxima semana, em Rondônia, representantes de todos os estados vão se reunir no encontro do ‘Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual’, para abordar tópicos operacionais e táticos da área.

O secretário-executivo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), 8º promotor de Justiça de Presidente Prudente em São Paulo, Lincoln Gakiya, falou sobre a ‘Evolução da Organização Criminosa PCC no Brasil e Países Fronteiriços’, abordando as novas perspectivas.

Gakiya lembrou o trabalho de enfrentamento ao Primeiro Comando da Capital realizado no Sudeste, iniciado em 2006, após a transferência de presos ligados ao PCC para o presídio do município Presidente Venceslau. Na ocasião, foram coordenadas uma série de ataques em diferentes cidades do Brasil que causaram pânico na população.

Presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, enfatizou a importância de combater facções que já se organizaram no comércio em atacado de entorpecentes. “Essas grandes facções favorecem a criação de quadrilhas e a distribuição de drogas para que elas vendam no varejo”, esclareceu Barbosa. “É um desafio que deve ser pensado em nível nacional e reforçado em ações regionais como essa”, finalizou.

André Costa, secretário da Segurança Pública do Ceará, ressaltou que o crime organizado deixou de ser um problema regional. O gestor falou que, infelizmente, o país ainda não tem um Plano Nacional de Segurança Pública. “Hoje e na próxima semana em Rondônia, estamos cobrando apoio do Governo Federal. Essa é uma realidade em Salvador, no Ceará e nos demais estados do Nordeste e do país e precisamos do apoio da União nessa luta”, concluiu. De acordo com Costa, este mês no Ceará foram apreendidos três fuzis originados de outros países.

Até amanhã (25), estarão reunidos, no Centro Administrativo da Bahia, representantes do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Polícia Federal e Rodoviária Federal, Defensoria Pública Geral, Agência Brasileira de Inteligência, Procuradoria de Justiça do Estado e demais autoridades da Segurança Pública da Bahia.

encontro na ssp2 encontro na ssp1

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se mostrou preocupado com a faculdade...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e liberados? Para 31% dos entrevistados...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...
Prefeitura Porto Seguro

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...