O Vitória tem um desafio importante neste domingo (20/04), às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Mesmo atuando fora de casa, o Rubro-Negro baiano entra em campo com um histórico positivo e a expectativa de manter o tabu diante do adversário carioca.
O Tricolor das Laranjeiras não vence o Vitória há seis anos. Desde 2018, foram quatro confrontos, com três vitórias do Leão e um empate. Em 2024, inclusive, a equipe baiana levou a melhor nas duas partidas, ambas por 2 a 1.
E o cenário pode se mostrar novamente favorável ao time comandado por Thiago Carpini. O Fluminense chega para o confronto com sérios problemas na defesa: o técnico Renato Gaúcho não poderá contar com quatro jogadores do setor. Thiago Silva (lesão na coxa direita), Guga (posterior da coxa esquerda), Gabriel Fuentes (reto femoral) e Otávio (tendão de Aquiles) estão fora da partida, todos vetados pelo departamento médico.
Mesmo com boa fase na temporada — são cinco vitórias seguidas — o time carioca terá que lidar com improvisações na zaga. O Vitória, por sua vez, busca explorar essas fragilidades para somar pontos e subir na tabela da Série A.
Outro fator que joga a favor dos baianos é o jejum do artilheiro Germán Cano diante do Leão. Mesmo com 13 gols marcados em 2025, o atacante argentino nunca balançou as redes contra o Vitória e ainda não marcou no Brasileirão deste ano.
Em busca de sua segunda vitória na competição, o Rubro-Negro sabe da importância do duelo para ganhar confiança e embalar na elite do futebol nacional. Manter o tabu contra o Fluminense e aproveitar os desfalques podem ser peças-chave para um bom resultado.
A provável escalação tricolor é: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Bernal, Martinelli, Lima e Jhon Arias; Germán Cano e Cannobio.
A provável escalação rubro-negra é: Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller, Baralhas e Matheuzinho; Erick, Janderson e Gustavo Mosquito.