O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo por decisão da Justiça após a deflagração de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (23). A ação investiga supostos descontos indevidos realizados por entidades representativas de aposentados e pensionistas diretamente sobre os benefícios previdenciários.
Segundo a Polícia Federal, as irregularidades envolvem mensalidades associativas aplicadas sem consentimento dos beneficiários. Stefanutto é alvo de mandados de busca e apreensão. A operação é considerada uma das mais sensíveis em andamento no país, dado o impacto sobre milhões de aposentados.
A gravidade do caso mobilizou as mais altas autoridades do governo. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, comunicaram pessoalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo após a operação ser iniciada. O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, ainda pela manhã.