Dois vinhos de Morro do Chapéu são os melhores vinhos da Bahia e estão entre os destaques do Brasil

Dois vinhos produzidos em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foram consagrados como os melhores da Bahia e estão entre os destaques do Brasil em uma premiação nacional. O resultado oficial da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) 2025, a maior degustação às cegas de rótulos nacionais, organizada pelo Grupo BACO, foi divulgado nesta sexta-feira (25).

Com nota 92, os vinhos Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, foram premiados com a medalha de ouro e se destacaram entre os mais de mil rótulos inscritos de todas as regiões produtoras do país.

A entrega das premiações será realizada durante a Wine South América (WSA) 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, que acontece de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (RS). Ao todo, a prova avaliou vinhos de 51 categorias, incluindo tintos, brancos, espumantes, vinhos doces, fortificados e sucos de uva.

A GPVB é considerada a maior e mais conceituada competição do setor e conta com um corpo de jurados formado por renomados especialistas nacionais e internacionais, entre eles Danio Braga (Grupo Fasano), Haroldo Nunes (Grupo CT), Bruno Vianna (SBSomm), Deise Novakoski, Fernando Lima e outros sommeliers, enólogos e jornalistas especializados.

A vinícola Reconvexo inscreveu sete rótulos na prova e quatro deles ganharam medalhas de ouro, incluindo o Reconvexo Reserva Syrah. Já a vinícola Vaz inscreveu dois rótulos e o vencedor da medalha de ouro foi o Ferro Doido Malbec, batizado em homenagem a um dos principais pontos turísticos de Morro do Chapéu.

A prefeita Juliana Araújo comemorou a premiação e destacou a importância da conquista para o setor e para o turismo do município. “Esse resultado chega para consolidar ainda mais o sucesso da vitivinicultura em Morro do Chapéu. Ter os dois melhores vinhos da Bahia e entre os melhores do país é a certeza, primeiro, da qualidade dos nossos vinhos e do grande potencial que temos nesse setor. A vitivinicultura pode ser, sem dúvidas, um novo vetor de crescimento econômico e geração de emprego e renda na Chapada Diamantina e na Bahia”, disse.

Para a prefeita, o resultado aponta, agora, para um destaque ainda maior da vitivinicultura de Morro do Chapéu no cenário nacional. “Hoje somos reconhecidos nacionalmente, e isso só reforça o imenso potencial que ainda temos pela frente. Somos, com orgulho, a capital do vinho da Chapada Diamantina, e essa premiação mostra que estamos no caminho certo: promovendo desenvolvimento, atraindo investimentos e colocando o nome de Morro do Chapéu no cenário dos grandes vinhos do Brasil”, afirmou.

Campeões – Proprietário da vinícola Vaz, o empresário Jairo Vaz ressaltou o crescimento da vitivinicultura em Morro do Chapéu e o enorme potencial que o município tem neste setor. “Era uma coisa impensável termos essa quantidade de vinhos premiados em tão pouco tempo como produtores de vinho. Temos rótulos considerados excelentes”, afirmou.

Segundo ele, o terroir da Chapada Diamantina é um diferencial fundamental para a qualidade dos vinhos produzidos na região. “A Chapada tem características próprias, com clima e solo ideais para a produção de vinhos finos de alta qualidade. Algumas variedades de uva se comportam melhor aqui. As principais são malbec, syrah, pinot noir e cabernet sauvignon, entre as tintas, e chardonnay, sauvignon blanc e moscatel, entre as brancas. A prova disso é que duas dessas variedades tiveram os melhores resultados: a malbec da Vaz e a syrah da Reconvexo. Então, esse resultado vem ratificar as potencialidades de Morro do Chapéu”, frisou.

Além do vinho campeão, a Reconvexo ainda teve outras três medalhas de ouro: Vila do Ventura Barriguda, Vila do Ventura Estrada Real e Tom de Marselan, que conquistaram 91 pontos. Os outros três rótulos foram o Vila do Ventura Carbonado, que levou 90 pontos; o Reconvexo Reserva Tempranillo e o Tom de Tempranillo, que tiveram 88 pontos.

De acordo com João Ramos, sócio e enólogo da Vinícola Reconvexo, celebrou o desempenho na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025: “Estas premiações são especialmente significativas por virem da Chapada Diamantina, um terroir novo e promissor na viticultura baiana. Nossa equipe dedica-se com paixão em cada etapa do processo, desde o cultivo cuidadoso das uvas até a vinificação meticulosa e artesanal, sempre buscando expressar na taça o potencial único de nossa região”.

De acordo com Rafael Bezerra, sócio e diretor da Reconvexo, cada medalha conquistada reforça a essência da vinícola: cuidado, autenticidade e excelência. “Somos uma vinícola de produção artesanal e limitada que nos permite dedicar atenção a cada detalhe — da uva ao rótulo. Disponibilizamos nossos rótulos em parceria com alguns restaurantes e empreendimentos no estado da Bahia, e recentemente inauguramos nossa loja online para podermos brindar com as pessoas em todo o Brasil. As premiações não apenas nos enchem de orgulho, mas também comprovam que a Chapada Diamantina tem terroir e talento para produzir vinhos de altíssimo nível”, disse.

Famílias da Bahia que consomem até 80 kWh já fazem jus ao ICMS zero nas contas de luz

Já está em vigor a isenção de ICMS nas contas de luz para as famílias baianas que consomem até 80 kWh/mês, medida anunciada no...

TRAGÉDIA EM FEIRA: Homem mata companheira e é encontrado morto horas depois

Um homem identificado como Aderbal de Almeida Silva, de 60 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (21/07), na Rua Belém, no bairro...
Fundação Jose Silveira

Famílias da Bahia que consomem até 80 kWh já fazem jus ao ICMS zero nas contas de luz

Já está em vigor a isenção de ICMS nas contas de luz para as famílias baianas que consomem até...

Famílias da Bahia que consomem até 80 kWh já fazem jus ao ICMS zero nas contas de luz

Já está em vigor a isenção de ICMS nas contas de luz para as famílias baianas que consomem até...

TRAGÉDIA EM FEIRA: Homem mata companheira e é encontrado morto horas depois

Um homem identificado como Aderbal de Almeida Silva, de 60 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (21/07),...

Recadastramento para recebimento de fraldas é prorrogado até 01/08 em Santo Amaro

A Prefeitura de Santo Amaro prorrogou o prazo para o recadastramento no Programa Municipal de Dispensação de Fraldas. Agora,...

VAI SER LEILOADA! Esmeralda de 92 kg achada na Bahia pode valer mais de R$ 100 milhões

Uma esmeralda bruta de 92,5 quilos encontrada na região da Serra da Carnaíba, no interior da Bahia, vai a...