Em entrevista nesta segunda-feira (12), na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Hélio Ferreira (PCdoB) alertou a população sobre a possibilidade de uma greve geral dos rodoviários a partir da próxima semana. Segundo ele, a categoria está em campanha salarial e deve realizar uma assembleia decisiva na próxima quinta-feira (15), em dois turnos, para deliberar sobre o início da paralisação.
De acordo com o parlamentar, que é ligado ao setor, os empresários do transporte seguem irredutíveis em relação às reivindicações dos trabalhadores. “Estamos há mais de um mês negociando sem avanços. Pelo contrário, os patrões apresentaram uma contraproposta que representa um retrocesso, com retirada de direitos históricos da categoria”, afirmou.
Entre os pontos criticados, estão a proposta de reduzir os atuais dois domingos de folga por mês, o aumento da jornada parcial e a tentativa de retomar o banco de horas, medida considerada prejudicial pelos rodoviários. Hélio reforçou que a categoria não aceitará retrocessos e que é urgente garantir reajustes salariais, preservação de direitos e avanços nas condições de trabalho.
“Se não houver uma proposta concreta até quinta-feira, a greve poderá ser iniciada por tempo determinado em toda Salvador”, concluiu.