A exportação da carne de frango brasileira sofreu mais um baque nesta sexta-feira (23/05). O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que Albânia, Namíbia e Índia suspenderam as importações do produto após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Angola, por sua vez, decidiu restringir a compra apenas das aves oriundas do estado gaúcho.
Segundo a pasta, o governo federal está em articulação com autoridades sanitárias internacionais, fornecendo informações técnicas detalhadas sobre a situação, com o objetivo de reforçar a segurança sanitária e agilizar a retomada das exportações.
Com os novos bloqueios, já são mais de 20 países que suspenderam parcial ou totalmente as compras do frango brasileiro. Entre eles estão China, União Europeia, México, Coreia do Sul, Chile, Canadá e Argentina.
Apesar do impacto, o ministério reforça que todas as medidas de contenção e monitoramento estão sendo adotadas para evitar a propagação do vírus e garantir a qualidade dos produtos destinados ao mercado externo.