Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Encontro de Legislativos na Bahia condena privatização da Chesf e pede a revitalização do Rio São Francisco

Sustar em Brasília todas as iniciativas que visam à privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a adoção imediata de um projeto, por parte do governo federal, que promova a revitalização do Rio São Francisco, como forma de evitar o gradual processo de sua morte. Esta foi a tônica do II Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste – ParlaNordeste, ocorrido na manhã desta sexta-feira (29.09), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA.

Três decisões do ParlaNordeste dão relevo à Carta de Salvador: criação da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf e pela Revitalização do Rio São Francisco; todo o apoio à PEC 047/2012, que aumenta a autonomia das Assembleias Legislativas; e a unidade dos legisladores contra a PEC 254/2016, que fixa limite máximo para as despesas das Assembleias dos Estados. Essa pauta será levado ao Congresso e à Presidência da República.

O colegiado escolheu ainda, por unanimidade, o presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), como secretário-geral, e como vice-presidente o deputado Gervásio Maia, da Paraíba. Atualmente o órgão é chefiado pelo deputado Themístocles Filho, do Piauí.

A Carta de Salvador teve como signatários sete chefes de Legislativos estaduais, dos nove estados que compõem o Nordeste brasileiro, além de representação da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Maranhão e Rio Grande do Norte não compareceram. Decidiu-se ainda que Sergipe vai sediar o próximo ParlaNordeste, em data a ser definida.

SANDRA

Anfitrião do encontro, o deputado Angelo Coronel defendeu que o colegiado transforme a luta em defesa do Rio São Francisco no tema político mais reluzente do Brasil. “O Sul e o Sudeste acham que somos meros coadjuvantes na política brasileira. Juntos, podemos ser a grande locomotiva deste país com o São Francisco vivo”, enfatizou o presidente baiano.

Coronel informou ainda da Audiência Pública que a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídrico da Alba realiza na próxima segunda-feira (02.10), para debater a Revitalização do Velho Chico. O evento contará com a participação de expoentes da política brasileira: os senadores Otto Alencar, Lídice da Mata, Eduardo Amorim e David Alcolumbre; os ministros Sarney Filho (Meio Ambiente) e Helder Barbalho (Integração Nacional), além de secretários de Meio Ambiente, e representantes de ONGs e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O presidente Guilherme Uchoa, de Pernambuco, lembrou que a Casa em que preside ingressou com Ação Civil Pública contra a privatização da Chesf, “medida que não tem sustentação jurídica”. O paraibano Gervásio Maia destacou que privatizar a Chesf é entregar o controle das águas do Velho Chico ao capital privado, que considerou absurda por se tratar de questões de segurança e soberania nacionais. Já o vice-presidente da Unale, deputado Ricardo Barbosa, propôs a criação da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Chesf, que foi aprovada pelo colegiado do ParlaNordeste.

Com riqueza de detalhes sobre a atual situação do São Francisco, o 1º vice-presidente da Assembleia de Alagoas também atacou a privatização da CHESF. Francisco Tenório (PMN) enfatizou que não vai existir Chesf sem o rio. O parlamentar alertou que Sergipe corre risco de um colapso de abastecimento de água. Para Tenório, a revitalização do rio e seus afluentes é o tema principal dos interesses da região.

A Assembleia Legislativa do Ceará, representada pelo 2º secretário, deputado João Jaime, lembrou que mais de 90% do estado encontram-se no semiárido, há seis anos em seca. Falou da necessidade da conscientização para a adoção de políticas sustentáveis, como dessalinização e reuso da água, e observou que o Nordeste não vive um colapso de energia por causa das eólicas.

CONGELA LEGISLATIVO

Presidente da Assembleia de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa bateu forte na PEC-254/16, salientando que a proposta congela o orçamento das Casas Legislativas e causa desigualdades. De posse de um estudo com os efeitos da citada PEC – já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara Federal -, o pernambucano observou que a ALBA, por exemplo, teria um prejuízo no orçamento da ordem de 32%/ano.

O presidente da Unale, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), mencionou a importância do encontro no fortalecimento da pauta regional em Brasília. Fez coro na exaltação à PEC 047 e nas críticas à PEC 254/16, e colocou a estrutura da Unale a serviço do ParlaNordeste. Ele disse que a entidade reúne hoje 1.059 parlamentares, com representação de todos os estados da Federação.

SEGURANÇA PÚBLICA

O presidente do colegiado, deputado Themístocles Filho, defendeu uma união de esforços visando a conquista de mais verbas federais para a aplicação na segurança da região Nordeste. Elogiou o encontro como forma de trocar experiências e pediu que acontecessem com uma periodicidade menor.

Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB) falou da importância da PEC-047 para fortalecer os Legislativos estaduais e ofereceu seu estado para sediar o próximo encontro. Também de Sergipe, deputado Antônio dos Santos (PSC) ressalvou o número de 27 senadores no Nordeste, para mostrar a força política da região no Senado.

ASSEMBLEIA DE CARINHO DO NORDESTE

O trabalho realizado pelo Instituto Assembleia de Carinho foi outra unanimidade do II Encontro do ParlaNordeste. Prova disso é a ideia de reproduzir a ação humanizadora e de caráter social da ALBA em âmbito regional. Para tanto, foi criado o Assembleia de Carinho do Nordeste, que já se reúne no próximo encontro do colegiado, em Sergipe.

VANER 2

Todos os chefes de Legislativos estaduais e seus representantes elogiaram as ações transformadoras em prol das pessoas com vulnerabilidade social na Bahia, realizadas pelo instituto que é coordenado por Eleusa Coronel e composto pelas oito deputadas da Casa e esposas e companheiras dos parlamentares, que já firmou convênio com sete hospitais e entidades filantrópicas da Bahia.

“Com o Assembleia do Carinho Nordeste, ampliamos esse trabalho social e de caráter humanitário para tentar reduzir o sofrimento de muita gente. Agora é uma ação multiplicada por nove. Desejo que essa iniciativa tome corpo em todo o País”, disse Eleusa.

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de retirar celulares e drogas das...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...
Fundação Jose Silveira

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita...

Adeus, José Santa Cruz! Dublador de Dino da Silva Sauro morre aos 95 anos

O mundo do entretenimento perdeu, nesta sexta-feira (26/04), José Santa Cruz, um dos mais renomados dubladores brasileiros, que faleceu...

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática

unta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional,...