O sonho de conseguir emprego se tornou realidade para 1,8 mil baianos que retornaram uma vaga no mercado de trabalho através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) nos seis primeiros meses deste ano. As contratações ocorreram entre janeiro e junho de 2025, e foram 114% a mais que o registrado no mesmo período de 2024. No total, foram ofertadas 3.900 vagas. Entre os contratados, 92% se autodeclararam pretos ou pardos, 47% são mulheres, 43% têm entre 18 e 29 anos, e 9% têm mais de 50 anos.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), responsável pelo SIMM, e mostram também que mais de 9 mil pessoas foram capacitadas em trilhas de qualificação, através do programa Treinar para Empregar, e que outras 352 aprenderam a como se comportar em entrevistas e a como elaborar um currículo, através do programa SIMM Prepara. A secretária da Semdec, Mila Paes, disse que, entre janeiro e junho, o governo realizou cerca de 33 mil atendimentos.
“Esses números reforçam a importância do SIMM como uma ponte eficiente entre quem busca uma oportunidade de trabalho e quem precisa contratar. Para o trabalhador, o SIMM representa o acesso facilitado e gratuito ao mercado formal, com apoio desde a orientação até a colocação. Já para o empregador, o SIMM oferece um banco de talentos e o suporte técnico necessário para encontrar o perfil ideal com agilidade e segurança”, afirmou.
O perfil dos candidatos vai desde jovens em início de carreira até profissionais experientes. A maioria possui escolaridade de nível médio, e os segmentos de serviços e comércio seguem os setores com maior geração de vagas intermediadas pelo órgão. A secretária lembrou que o atendimento não é exclusivo para moradores de Salvador, embora as vagas oferecidas sejam para atuação na capital.
“O foco principal é atender a população soteropolitana, mas pessoas da região metropolitana também são acolhidas, desde que atendam aos critérios da vaga ou da ação oferecida, o que reforça o papel do SIMM como referência em intermediação pública de mão de obra”, disse.
As vagas serão consultadas de forma on-line, através do site http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br , e também presencialmente na unidade do SIMM, na Rua Miguel Calmon, nº 506, no bairro do Comércio, ou na prefeitura-bairro mais próxima. Para pessoas com deficiência visual o contato pode ser realizado pelo número (71) 3202-2029 para fazer o agendamento.