A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Muro de Sangue, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um grupo criminoso que atua no município de Ilhéus. Na ação, dois homens foram presos, suspeitos de envolvimento em uma tentativa de homicídio e de participação em atividades ligadas ao tráfico de drogas nas localidades da Juerana, São Domingos e Jóia do Atlântico.
As investigações apontam que os suspeitos participaram da tentativa de homicídio contra um homem de 43 anos, ocorrida na noite de 26 de janeiro de 2025, por volta das 21h30. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na porta de sua residência, no bairro da Juerana, e socorrida por familiares ao Hospital Regional Costa do Cacau.
De acordo com o inquérito policial, o crime foi ordenado por um dos presos, apontado como líder do grupo, e executado pelo comparsa. A motivação estaria relacionada ao fato de a vítima ter apagado pichações feitas pelos criminosos em um muro de condomínio, em frente à sua casa, com referências à organização.
Na residência dos suspeitos foram apreendidos uma pistola HS Produkt modelo HS-9, calibre 9mm, de uso restrito, dois carregadores, 40 munições do mesmo calibre, dois aparelhos celulares e porções de maconha. Em uma das casas, os policiais encontraram um celular que o suspeito tentou danificar e incendiar antes da chegada das equipes.
A operação foi realizada pelo Núcleo de Homicídios de Ilhéus, com apoio da Coordenação de Polícia do Interior (7ª COORPIN), da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI/Costa do Cacau) e da Delegacia Territorial de Ilhéus. Os suspeitos permanecem custodiados à disposição do Poder Judiciário, e o material apreendido foi encaminhado para análise pericial.