Os criminosos responsáveis por decapitações de rivais e divulgação de vídeos com armamento pesado nas redes sociais foram localizados nesta quarta-feira (23), no distrito de Caraíva, em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. A ação, batizada de Operação Vértice Zero, mobilizou forças estaduais e federais de segurança pública e resultou na prisão de três suspeitos e na morte de cinco integrantes da facção durante confronto com os agentes. Um dos resistentes da operação, Gabriel Lima da Silva, era uma das linhas de frente da facção do Comando Vermelho e postava vídeos ameaçando os rivais.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o grupo era investigado por envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro, corrupção de menores e domínio de territórios. No último sábado (19), um casal foi brutalmente assassinado e decapitado pelos criminosos, em uma área entre os distritos de Caraíva e Barra Velha.
Durante a operação, foram apreendidos cinco fuzis, quatro pistolas, um rifle, uma espingarda, rádios comunicadores e porções de drogas, parte delas enterradas para dificultar a localização pelas autoridades.
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nas localidades de Jambeiro, Itaporanga, Nova Caraíva e Xandó. Segundo a SSP, durante as primeiras incursões, os policiais se depararam com oito suspeitos. Cinco deles reagiram com disparos de arma de fogo e foram baleados no confronto. Apesar de socorridos até uma unidade de saúde em Trancoso, não resistiram aos ferimentos. Os outros três foram capturados e estão à disposição da Justiça.